Boletim produzido por pesquisadores da UNIFAL-MG indica queda na média móvel de casos de covid-19; em jornal, professor da Instituição comenta dados do estudo

O Boletim IndCovid nº 91, produzido pela UNIFAL-MG, indicou que o sul de Minas continua registrando queda no números de novos casos de covid-19. Para comentar os dados do estudo, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade, participou de notícia publicada pelo portal Matéria 1, no dia 15/09.

De acordo com o estudo, a média móvel de casos em uma semana foi de menos de 84, com queda em todas as regionais, sendo que a anterior era de 96. A média móvel de novas internações foi de 1,7 para 2,9, com tendência de estabilidade na regional de Passos e queda nas demais localidades.

Para o epidemiologista Sinézio Júnior, apesar de ser, aparentemente, contraditório, é preciso preocupação com o baixo número de casos de covid-19, que vem sendo constatado. “Num quadro de significativo avanço no controle da pandemia, a diminuição de casos, especialmente os mais graves, tem gerado um relaxamento no monitoramento da incidência e na prática da prevenção, principalmente a busca pela vacinação. Como consequência vemos desde o descuido com o registro de casos, expresso pelo represamento de notificações e por prazos arbitrariamente desiguais entre prefeituras, até a comunicação imprecisa pela Secretaria de Estado de Saúde”, afirmou o docente.

Confira a notícia completa pelo link: https://materia1.com.br/2022/09/15/media-movel-de-casos-de-covid-19-cai-para-menos-de-84-em-uma-semana-no-sul-de-minas-aponta-unifal/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG