Professor de climatologia da UNIFAL-MG explica geada fora de época ocorrida em cidade mineira; fenômeno foi esclarecido em reportagem de canal regional

Segundo a estação meteorológica da cidade de Delfim Moreira, registrada pelo Instituto Nacional de Metereologia, a menor temperatura registrada, na manhã do dia 09/12, foi de 1,3°C, às 5h50. No mesmo dia, o professor de Climatologia Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, participou de reportagem do jornal da EPTV Sul de Minas – 2ª edição, para explicar o motivo do fenômeno.

“Como vocês já viram, nós tivemos um frio inesperado e nunca visto igual, no mês de novembro. Nós temos presenciado chuvas de granizo com pedras enormes que nos assustam pela frequência com que começam a se repetir. E, tudo isso compõe o bojo de respostas que a atmosfera começa a trazer sobre a sociedade, em função dos impactos, das agressões que nós temos cometido contra o meio ambiente”, afirmou o especialista.

Ainda, o climatologista completou: “Fora isso, para que vocês entendam o que aconteceu na região de Delfim Moreira, é preciso lembrar que a região da Mantiqueira é aquela no país que apresenta temperatura mais baixa ao longo do ano. Isso é provocado pela elevada altitude dessa serra, que acaba no cume das montanhas, gerando bolsões de ar frios que, por serem pesados, descem em direção ao fundo do vale”, esclareceu.

Confira a explicação completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/11192597/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG