Em jornal regional, economista da Universidade analisa preço da cesta básica, cujo valor compromete atualmente mais de 60% da renda do salário-mínimo

Nesta quarta-feira (11/1), o Jornal EPTV – 2ª edição abordou o preço da cesta básica, que de acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Pesquisas do Grupo Unis, o valor ultrapassou os 60% do salário-mínimo em Varginha. Para comentar os índices, a reportagem conversou com o professor Fernando Batista Pereira, do curso de Economia, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG.

Conforme a avaliação do professor, diversos itens da cesta básica vêm aumentando os seus preços nos últimos anos. Além dos itens básicos da alimentação, o professor ressalta também itens como vestuário, transporte, educação e saúde.

Ao ser questionado como seria possível equilibrar a conta, Prof. Fernando Pereira enfatiza que tem havido uma desvalorização do salário-mínimo. “Isso tem sido feito, basicamente, por conta de uma decisão política de não atualizar os valores do salário-mínimo conforme os preços dos itens básicos vêm crescendo, e o resultado tem sido então essa perda de poder de compra.”

Confira a análise do professor na matéria: https://globoplay.globo.com/v/11272146/