No jornal da EPTV, professor da UNIFAL-MG comenta chegada do outono no sul de Minas

Para comentar a chegada do outono e fazer um balanço de como termina a passagem do verão no sul de Minas, o professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, foi entrevistado pela equipe do EPTV Sul de Minas – 2ª edição. A matéria foi ao ar no dia 20/03.

Para o docente, a passagem do verão na região foi excelente em relação ao aporte hídrico. “Nós tivemos muita chuva, por termos muita chuva, também tivemos muita nebulosidade. Então, foi um verão que, na verdade, estamos realmente sentindo o calor do verão por esses dias. Isso porque quando, de fato, era para estar mais quente, nós tivemos um teto de nuvens e uma precipitação bem elevada que nos protegeu disso”, explicou.

Segundo o climatologista, o outono ocasionará uma queda na temperatura na região, durante os próximos dias. “Vai começar haver uma diminuição da umidade, da precipitação. Então, como as noites vão ter o céu mais limpo, nós vamos ter uma perda do calor que recebemos durante o dia, ele vai ser irradiado para o espaço, e, conforme a nossa topografia que permite uma boa movimentação de ventos, nós vamos começar a sentir, na madrugada, a temperatura ficando mais baixa”, finalizou o docente.

Confira a entrevista completa: https://globoplay.globo.com/v/11463514/