Realizado por grupo de pesquisa da UNIFAL-MG, estudo sobre monitoramento das águas do reservatório de Furnas é premiado em evento nacional

Artigo de discente da UNIFAL-MG fica entre os melhores trabalhos apresentados no 20º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

O estudo sobre eutrofização, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Geodinâmica de Bacias Hidrográficas (GeoHidro) da UNIFAL-MG, foi premiado no 20º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Dos 869 artigos apresentados no Simpósio, o estudo sobre o enriquecimento nutricional do reservatório se destacou como um dos melhores trabalhos apresentados nas sessões técnicas orais.

Prof. Marcelo Latuf (à direita) e os alunos do curso de Geografia, Pompilio Carnavez e Raiane Pereira. (Foto: Arquivo Pessoal/Marcelo Latuf)

Conforme informado pelo grupo GeoHidro, a pesquisa premiada é fruto de cooperação interdisciplinar entre os cursos de Geografia, Engenharia Ambiental e Química, sendo representados pelos professores Marcelo de Oliveira Latuf, Paulo Augusto Zaitune Pamplin e pela professora Giovana de Fátima Lima Martins, respectivamente. Ainda, fazem parte da equipe, os discentes Raiane Cristina Pereira e Pompilio de Lourdes Canavez, do curso de Geografia; Paulo Roberto Santos da Silva, do curso de Química; o servidor técnico-administrativo Deivid Arimatea Saldanha de Melo; e o piscicultor/agrônomo Daniel Carneiro Beraldo.

Denominado “Diagnóstico preliminar da eutrofização no reservatório de Furnas no entorno de Alfenas-MG”, o estudo premiado aborda o monitoramento e a caracterização das águas do reservatório de Furnas por meio de técnicas de manipulação de imagens de satélites, a fim de detecção de blooms algais que comprometem a qualidade da água e, diretamente, a atividade piscícola.

Conforme o grupo de pesquisa, um dos fatores da redução de peixes em Furnas está relacionado à eutrofização – enriquecimento nutricional – do ambiente aquático, resultando muitas das vezes, em blooms de algas. (Foto: Arquivo/Projeto)

“Em função das variações da cota do reservatório, aliado aos constantes aportes de matéria orgânica e inorgânica no reservatório, piscicultores do município de Alfenas enfrentam ano após ano, eventos de mortandades de peixes devido às variações da qualidade da água, alterando teores de oxigênio dissolvido disponíveis”, explica o professor Marcelo Latuf.

Segundo ele, um dos fatores da redução de peixes está relacionado à eutrofização – enriquecimento nutricional – do ambiente aquático, resultando muitas das vezes, em blooms de algas. “Em um futuro breve, esperamos elaborar cartilhas de inspeção de campo para serem utilizadas por não especialistas no monitoramento das águas do reservatório de Furnas”, acrescenta, informando que além de o município de Alfenas ter sido o 5º maior produtor mineiro de tilápia em 2022, segundo dados da Associação PeixeBR, a piscicultura no reservatório de Furnas caracteriza-se como um dos mais importantes circuitos econômicos do município.

A premiação foi concedida a partir da avaliação dos artigos, na qual foram destacados os critérios: importância e originalidade do assunto; rigor científico e a qualidade dos dados; relevância do trabalho para a área do conhecimento; e clareza e a qualidade do texto apresentado.

Para a estudante Raiane Pereira, a premiação foi motivo de alegria e reconhecimento. “Ser contemplada com a premiação de melhores trabalhos no 20º SBSR em Florianópolis foi, sem dúvida, algo muito especial. É reflexo de todo um esforço e dedicação ao longo da graduação”, disse.

Prof. Rodrigo Pisani – um dos representantes da Universidade durante o Simpósio. (Foto: Arquivo/Dicom)

Na oportunidade, o professor Rodrigo José Pisani, um dos representantes da Universidade no Simpósio, destacou a possibilidade de novas parcerias a partir do Simpósio. “Ao longo do SBSR surgiu a possibilidade de uma parceria de cooperação internacional com a Escola Superior de Desenvolvimento Rural, Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique, com o professor Sosdito Mananze na área de Sensoriamento Remoto. Foi idealizada, também, a Rede Mineira de Geotecnologias, com os professores Marcos Esdras Leite da Unimontes (campus de Montes Claros) e com o professor Jairo Rodrigues Silva, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais de Ouro Preto. Destaco a importância do evento que integra pesquisadores de órgãos como o INPE, o MapBiomas, Embrapa, Ibama, ICMBio além de docentes e discentes de graduação e pós-graduação das mais diferentes áreas. É fato notório como a ciência geográfica se destaca enquanto função social envolvendo diferentes atores sociais”, apontou.

Gabriel Gouvea da Silva também é discente do curso de Geografia, da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal)

Durante o evento, ocorrido de 2 a 5 de abril, a UNIFAL-MG ganhou visibilidade também por meio da apresentação do trabalho denominado “Identificação de cicatrizes de queimadas no ano de 2020 na microrregião de Alfenas-MG a partir dos dados do MapBiomas Fogo”, de autoria do discente Gabriel Gouvea da Silva e do Prof. Rodrigo Pisani.

“O vigésimo SBSR foi minha primeira participação e publicação em evento científico fora de Alfenas. Pude realizar capacitação em um minicurso sobre aplicação de redes neurais artificiais e sensoriamento remoto para modelagem e mapeamentos de desastres hidrológicos, além de presenciar excelentes debates em diversas sessões técnicas”, destacou o discente.

Ainda no Simpósio, o Prof. Marcelo Latuf concedeu palestra na sessão temática “Oportunidades e Desafios para a Gestão da Água na América do Sul”, organizada pelo MapBiomas Água. Na ocasião de sua fala, intitulada “Conflitos pelo uso dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais: o uso das plataformas MapBiomas”, foi debatido como os produtos gerados a partir da Cooperativa MapBiomas podem ser utilizados na compreensão dos conflitos pelo uso dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais.

O 20º SBSR é considerado o maior evento da área de Geotecnologias e manipulação de imagens de satélites da América Latina. Confira aqui o vídeo sobre o evento.

Os artigos do XX SBSR podem ser acessados por meio do link: https://proceedings.science/sbsr-2023

Confira as fotos do evento.

(Fotos: arquivo pessoal/Prof. Marcelo Latuf)