Projeto “ProdocExpress” incentiva compartilhamento de boas práticas de ensino entre professores da UNIFAL-MG

O Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (Prodoc) da UNIFAL-MG lançou o projeto “ProdocExpress”, uma ação que incentiva os professores da Universidade a compartilharem boas práticas de ensino.

Conforme a pedagoga Amanda Rezende Costa Xavier, da Assessoria Pedagógica da UNIFAL-MG Poços de Caldas, a iniciativa propõe divulgar estratégias contextualizadas que refletem evidências de aprendizagens baseadas nas próprias experiências dos docentes. O diferencial é que essas práticas devem ser repassadas de modo direto e objetivo, em uma mesma página, que será divulgada em edições bimestrais.

Amanda Xavier explica que o Prodoc tem abordado essas diferentes estratégias de formação pedagógica na tentativa de abranger a diversidade do perfil docente do quadro permanente da UNIFAL-MG. “O Prodoc tem buscado no campo da formação de professores as ações que têm sido referendadas como eficazes para promover o permanente desenvolvimento profissional dos professores, a partir, principalmente, de uma perspectiva que conduza à partilha de experiências e de saberes sobre o saber-fazer docente”, diz.

Segundo a pedagoga Amanda Xavier, a ideia do ProdocExpress surge do reconhecimento dos diferentes perfis docentes da Universidade. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo ela, experiências formativas como a proposta pelo ProdocExpress são trabalhadas em outros países, a exemplo do Boletim Ideia Digital, da Universidade do Minho, em Portugal. “A ideia do ProdocExpress surge do reconhecimento dos diferentes perfis docentes, ou seja, nas avaliações do Prodoc vemos queixas do tipo ‘não tenho tempo para participar’ e, então, esse projeto colabora com a formação desse tipo de perfil”, detalha.

A primeira edição do ProdocExpress foi divulgada em março e traz a proposta de Padlet, ferramenta apresentada pelo professor Gabriel Gerber Hornink, da área de Bioquímica, que atua também no Laboratório de Mídias Educacionais e no grupo de pesquisa Inovações Tecnológicas no Ensino.

Prof. Gabriel Hornink é autor da edição #1 Padlet do ProdocExpress, divulgada em março. (Foto: Arquivo Pessoal)

“O Padlet é uma ferramenta on-line que possibilita a criação de murais digitais colaborativos”, destaca o docente no informativo. Segundo ele, a ferramenta apresenta alta versatilidade, o que possibilita a inserção de muitos tipos de recursos digitais, como textos, imagens e áudios. Ao enfatizar as possibilidades do mural colaborativo, o docente reforça que por meio do Padlet é possível organizar e compartilhar ideias e recursos, além de promover um espaço para diálogo e colaboração na educação.

Para Amanda Xavier, a literatura do campo de formação de professores tem demonstrado que programas de formação pedagógica que colocam os professores em comunicação com seus pares representam melhores opções de formação continuada. “Acredito que quanto mais o Prodoc tiver projetos diversificados, que tenham essa premissa como concepção, e que é o caso da proposta de novos projetos, como o ProdocExpress, por exemplo, melhor serão os resultados desse programa institucional”, afirma.

Docentes que desejarem contribuir para o ProdocExpress podem entrar em contato com a Coordenação do Prodoc pelo WhatsApp (35) 3697-4632 ou pelos emails appc@unifal-mg.edu.br e apoiopedagogico.prograd@unifal-mg.edu.br.

Confira aqui a edição #1 Padlet do ProdocExpress