Conselho Editorial Geral da editora da UNIFAL-MG é empossado para mandato de 4 anos

Iniciativa visa potencializar a publicação de obras das diversas áreas do conhecimento

Reitoria da UNIFAL-MG empossa membros do Conselho Editorial Geral da Editora da Universidade, em reunião híbrida, ocorrida no dia 14 de março, no gabinete. Composto por representantes de órgãos internos da Universidade e de professores de outras instituições públicas de ensino, o Conselho foi empossado para o mandato de 4 anos. A solenidade de posse contou com participação de membros de outras Universidades e dos demais campi da UNIFAL-MG.

Na reunião de posse, o reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, reforçou a importância da criação do conselho editorial para conferir ainda mais qualidade de livros publicados pela  UNIFAL-MG. E, conforme o professor Francisco Lopes Xarão, pró-reitor de extensão universitária, as obras a serem publicadas pela editora serão avaliadas, com autores ocultados, por profissionais com experiência editorial. Essa proposta, segundo ele, vai garantir impessoalidade nas publicações e o foco no conteúdo da obra.

O grupo de representação dos órgãos internos da UNIFAL-MG foi composto por membros da Pró-Reitoria de Extensão e do Sistema de Bibliotecas da Universidade. As grandes áreas do conhecimento contam com a representação de membros das áreas de Ciências Biológicas; Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; e Engenharias. Além desses órgãos, a Universidade contou com componentes da grande área Multidisciplinar.

Saiba quem são os empossados e os respectivos cargos dos quais serão representantes.

Órgãos Internos da UNIFAL-MG:

• Representante da Pró-Reitoria de Extensão: Profa. Marilsa Aparecida Mota, como presidente titular; e Profa. Carolina Del Roveri, como suplente. Ambas docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG.
  • Representante do Sistema de Bibliotecas da Unifal-MG: Marlom César da Silva, como bibliotecário documentalista titular; e Patrícia Conceição da Silva. Ambos servidores técnico-administrativos da UNIFAL-MG.

Grandes Áreas do Conhecimento:

• Representante da grande área das Ciências Biológicas: Prof. Alex Fernando de Almeida, como titular; e Prof. Luiz da Silveira Neto, como suplente. Ambos são professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT – Campus Gurupi)
  • Representante da grande área das Ciências da Saúde: Prof. Edvaldo José Rodrigues Cardoso, como titular; e Profa. Iara Baldim Rabelo Gomes, como suplente. Ambos docentes da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG.
  • Representante da grande área das Ciências Exatas e da Terra: Profa. Vanessa Moreira Giarola, como titular; e Prof. Carlos Alberto Fonseca Jardim Vianna, como suplente. Ambos docentes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas).
  • Representante da grande área das Ciências Humanas: Prof. Pablo Luiz de Oliveira Lima, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – Campus Pampulha), como titular; e Prof. Túlio César Dias Lopes, docente da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG – Campus Divinópolis), como suplente.
  • Representante da grande área das Ciências Sociais Aplicadas: Profa. Elisa Zwick, como titular; e Profa. Fernanda Mitsue Soares Onuma, como suplente. Ambas docentes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG.
  • Representante da grande área das Engenharias: Prof. Rodrigo Sampaio Fernandes, como titular; e Prof. Enrique Alberto Gallegos Collado, como suplente. Ambos docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG.
  • Representante da grande área de Linguística, Letras e Artes: Profa. Daniela Aparecida Eufrásio, como titular; e Prof. Ronaldo Auad Moreira, como suplente. Ambos docentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG.

Grande Área Multidisciplinar:

Prof. Gabriel Gerber Hornink, docente do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, como titular; e Profa. Elaine Angelina Colagrande, docente do Instituto de Química da UNIFAL-MG, como suplente.

Confira a Portaria nº 692 de 14 de março de 2023, com informações detalhadas sobre a posse dos membros do Conselho Editorial Geral Editora da Universidade Federal de Alfenas.

Fotos: Ivanei Salgado/UNIFAL-MG