UNIFAL-MG realiza primeira Aula Magna e Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina; calouros do curso e familiares marcam presença em cerimônia

O curso de Medicina da UNIFAL-MG, por meio do Centro Acadêmico Evelise Aline Soares (CAEAS), realizou a primeira Aula Magna e Cerimônia do Jaleco da Faculdade de Medicina, no dia 28/04. A ação objetivou criar uma tradição no curso, promovendo aos estudantes o enriquecimento de memórias afetivas e a valorização da conquista de vaga na universidade pública. Aberto a todo o curso de Medicina, o evento contou com a participação de calouros do curso e seus familiares.

De acordo com a vice-diretora da Faculdade de Medicina, Profa. Evelise Aline Soares, a Cerimônia do Jaleco foi realizada para marcar o início de uma nova fase na vida dos ingressantes da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG. “A vestimenta do jaleco por seus veteranos representou tanto o vínculo harmônico, que deve ser estimulado nas faculdades entre aqueles que doam a experiência com aqueles que a recebem, quanto a inauguração de um estilo visual profissional ao qual os alunos terão íntimo contato ao longo da vida”, salientou.

A Aula Magna foi ministrada pelo Prof. Geraldo José Medeiros Fernandes, da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal/Profa. Evelise Soares)

Ministrada pelo Prof. Geraldo José Medeiros Fernandes, docente da Faculdade de Medicina, a Aula Magna teve como tema “A Ciência e a Arte de ser Médico: as Lições da Tradição e Horizontes Futuros“. O intuito da aula foi mostrar aos alunos a responsabilidade inerente à profissão médica e a ética envolvida no seu cotidiano, com todas as suas evoluções desde sua criação até os dias atuais.

Na oportunidade, a Profa. Evelise Soares salientou a importância da presença das pessoas que participaram da cerimônia. “A presença dos professores, entidades da UNIFAL-MG e familiares significou a importância constante que esses indivíduos e suas representações – perpetuadores do conhecimento, instituição acadêmica e família, respectivamente – possuem no desenvolvimento intelectual, cultural e pessoal do calouro ao longo de seu período de discente e, consequentemente, de profissional”, frisou.

Também estiveram presentes no evento o pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima; o diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Roberto Conde Santos; a coordenadora da Faculdade de Medicina, Profa. Márcia Cristina Bizinotto de Assunção; bem como o presidente do CAEAS e discente do curso de Medicina, Igor de Oliveira Freire Monteiro.

A Cerimônia foi transmitida on-line e está disponível no Instagram da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG (@famed_unifal-mg).

Confira as fotos do evento.

(Fotos: arquivo pessoal/Profa. Evelise Soares)