Docente da UNIFAL-MG passa a integrar o Comitê Técnico da Anvisa junto à Farmacopeia Brasileira

A professora Magali Benjamim de Araújo, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Chefe do Núcleo de Controle de Qualidade da UNIFAL-MG, passa a integrar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para exercer atividades junto ao Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos da Farmacopeia Brasileira (CTT-IF). De 26 a 28 de abril, foi realizada a reunião de apresentação da docente, juntamente de representantes da Anvisa, das Universidades e do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Conforme explicado pela Profa. Magali de Araújo, a Farmacopeia Brasileira é o código oficial do país amplamente utilizado pelas farmacêuticas, farmoquímicas, laboratórios analíticos, laboratórios de pesquisas e universidades, como ferramenta de consulta para o desenvolvimento analítico e na rotina do controle de qualidade de medicamentos. “Como a globalização e a expansão do comércio internacional apresentam uma necessidade crescente de desenvolver padrões globais de qualidade para insumos de farmacêuticos e medicamentos, os Comitês Técnicos trabalham em estreita colaboração com todos os usuários da Farmacopeia em todo o mundo”, explicou.

De acordo com ela, os comitês são formados por grupos de especialistas em áreas específicas do conhecimento que desenvolvem trabalhos direcionados à Farmacopeia Brasileira. Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 467, de 11 de fevereiro de 2021, competem aos Comitês Técnicos Temáticos propor e revisar as monografias e textos compendiais da Farmacopeia Brasileira, no escopo de atuação de cada comitê. Além disso, o comitês auxiliam a Anvisa nas demandas técnicas relacionadas aos produtos da Farmacopeia Brasileira, bem como elaboram o plano de trabalho e relatório anual de atividades.

A designação da docente foi publicada por meio da Portaria Nº 427 de 27/04/2023, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 2 de maio.