Melhorias na infraestrutura de TI garantem mais estabilidade e segurança no funcionamento de sistemas e serviços da UNIFAL-MG

“Essas melhorias geraram uma expansão considerável da capacidade de armazenamento e processamento disponível, comportando o crescimento da demanda por serviços de tecnologia da Instituição”, explica o diretor de TI, Marcelo Fernandes. (Foto: Arquivo/Relatório de Gestão 2020)

Para garantir mais estabilidade e segurança aos serviços de Tecnologia de Informação (TI) oferecidos à comunidade acadêmica, a UNIFAL-MG tem realizado investimentos significativos na melhoria da infraestrutura do data center. Ao todo, cerca de R$ 700 mil foram direcionados para otimizar o funcionamento dos sistemas e serviços da Universidade.

Segundo Marcelo Penha Fernandes, diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), em 2022, o data center da Universidade recebeu dois novos servidores dedicados à virtualização de serviços de TI e uma nova storage para armazenamento de dados. “Essas melhorias geraram uma expansão considerável da capacidade de armazenamento e processamento disponível, comportando o crescimento da demanda por serviços de tecnologia da Instituição”, explica o diretor de TI.

Conforme o gestor da área, esses novos equipamentos permitem disponibilizar serviços de forma mais confiável, rápida e segura, garantindo disponibilidade e escalabilidade. “A nova storage possibilita um armazenamento de dados mais confiável e duradouro, com backup automatizado e com tamanho adequado às demandas”, enfatiza.

Novos equipamentos permitem disponibilizar serviços de forma mais confiável, rápida e segura. (Fotos: Arquivo/NTI)

Outras melhorias também foram realizadas para garantir uma maior velocidade de comunicação entre os serviços, que foi o caso da troca de diversos equipamentos que compõem a rede do data center. “Essa melhoria já foi sentida pela comunidade acadêmica durante a última renovação de matrículas, que teve uma performance muito mais ágil e eficiente, sem qualquer travamento mesmo nos momentos de picos de acesso”, relata Marcelo Fernandes.

No mês passado (abril/2023), o data center passou ainda por uma obra de manutenção com a completa reestruturação da rede elétrica a fim de resolver os problemas relacionados à oscilação da rede elétrica em Alfenas. “Foi feita a instalação de novos nobreaks de alta potência, aliados ao gerador já existente, aumentando consideravelmente a garantia de disponibilidade dos serviços de TI”, detalha o diretor de TI, ao completar: “Seguimos comprometidos com a melhoria contínua da infraestrutura tecnológica para atender às necessidades do ensino, pesquisa e extensão.”