Podcast “Saúde em Pauta: Uso de anabolizantes para fins estéticos” – Por Elisângela Monteiro Pereira

O que são esteroides androgênicos anabolizantes? De acordo com explicação da professora Elisângela Monteiro Pereira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, são substâncias que possuem efeitos androgênicos e anabólicos. Essas informações e muitas outras sobre o assunto, estão disponíveis no Podcast Saúde em Pauta.

No podcast, a professora Elisângela Pereira explica que os anabolizantes são indicados no tratamento de condições como: hipogonadismo masculino, anemia aplásica, leucemias, osteoporose, disfunções de libido, caquexia (perda de massa muscular) devido à infecção por HIV ou câncer, no tratamento do câncer de mama e, ainda, no tratamento de algumas doenças que geram desenvolvimento atrofiado e baixa estatura, como a Síndrome de Turner, por estimular a síntese do hormônio do crescimento.

Embora a propriedade de atuar no aumento da hipertrofia muscular e na produção de força seja bastante atraente para os atletas, o uso durante competições esportivas é considerado doping. A venda sem prescrição é proibida no Brasil. “O uso inadequado, abusivo e prolongado pode levar a desordens cardiovasculares, endócrinas, neurológicas, gastrointestinais, renais, hematológicas, hepáticas”, acrescenta a docente.

podcast é veiculado pelo Conexão Federal FM, da Rádio Federal FM. A Rádio Federal FM é mantida pela Fundação de Apoio a Universidade Federal de Alfenas-MG (Facepe) e pode ser ouvida na frequência 101,1 FM e pelo site www.radiofederalfm.com.br.

Confira outros no Jornal da UNIFAL-MG: https://bit.ly/jornal-unifal-mg

Acesse o vídeo com tradução em libras:

Ouça o podcast no Spotify: