Estudantes da educação básica de escolas de Alfenas são premiados durante encerramento da 7ª Semana do Meio Ambiente da UNIFAL-MG

As atividades da 7ª Semana do Meio Ambiente da UNIFAL-MG tiveram o encerramento em solenidade promovida no dia 07/06, no Auditório Leão de Faria. Com o objetivo de promover sensibilização ambiental e respeito ao meio ambiente, a programação da semana teve como foco principal o público escolar da educação básica de Alfenas, bem como o público acadêmico e comunidade externa.

Segundo a organização, a Semana do Meio Ambiente contou com palestras, visitas, caminhada, sessões de cinema, oficinas, lançamento de livro, exposição socioambiental e concurso de desenhos e redações. Foram trabalhados temas relacionados às questões ambientais na Sede da UNIFAL-MG, na Unidade Santa Clara, no campus de Varginha e em algumas escolas que receberam ações ambientais, entre os dias 01 e 07 de junho.

A cerimônia de encerramento teve participação de estudantes e docentes da educação básica das escolas de Alfenas, bem como figuras representativas da comunidade acadêmica e externa. Houve, também, distribuição de kits contendo combo literário do projeto ECOTECA para todas as escolas públicas e entrega de prêmios para os estudantes das escolas da rede básica do município, selecionados no 6º Concurso do Codema nas escolas, promovido pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema).

Compuseram a mesa da cerimônia de encerramento, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; a pró-reitora adjunta de Extensão, Giovana de Fátima Lima Martins; a presidente da comissão organizadora do evento e gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Julieta Aparecida Moreira; o secretário municipal de Educação, Eliacim do Carmo Lourenço; o comandante da 18ª Cia da Polícia Militar do Meio Ambiente, Emerson de Araújo Garro Brito; e o presidente do Codema, Bruno Soares Correia de Oliveira.

Bruno Soares Correia de Oliveira é presidente do Codema. (Foto: arquivo/Dicom)

Na oportunidade, Bruno de Oliveira salientou a importância das ações desenvolvidas pela UNIFAL-MG, bem como a parceria entre os órgãos. Para ele, essas ações começam por meio da educação e ajudam na promoção da conservação ambiental do país.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Extensão, Giovana Martins, os docentes de educação básica são “formadores de novos agentes” em prol da questão ambiental na cidade. “Vocês fizeram um trabalho de excelência que vai marcar a vida de nossas crianças e dos nossos adolescentes”, destacou. “A Universidade fica extremamente feliz em recebê-los aqui neste tipo de ação”, acrescentou.

Para o secretário de Educação, Eliacim Lourenço, ações como a Semana do Meio Ambiente faz com que a população possa “sonhar com dias melhores, em especial na Educação”. Ainda, o secretário reforçou a importância dessas ações para “despertar” em crianças e jovens valores não apenas econômicos, mas sociais, humanos e ambientais.

Capitão Emerson de Araújo Garro Brito, comandante da 18ª Cia da Polícia Militar do Meio Ambiente. (Foto: arquivo/Dicom)

O capitão Emerson Brito mencionou a relevância do Programa de Educação Ambiental (PROGEA), desenvolvido pela Polícia Militar do Meio Ambiente, na execução desses trabalhos de conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente. “Nós estamos, atualmente, com cerca de quase 15 mil alunos das escolas públicas e privadas tendo a oportunidade de participar do nosso Programa de Educação Ambiental, e a nossa projeção é de aumentar esse número ainda mais”, afirmou.

Ainda, o comandante salientou o papel da Polícia Militar do Meio Ambiente que, segundo ele, vai além da fiscalização. “Nós procuramos a prevenção, em primeiro momento, trabalhamos a questão da educação ambiental”, disse. Segundo ele, não é importante para o órgão o valor nem a quantidade de multas, o mais importante é a recuperação ambiental.

Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

Em seguida, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Cerveira, identificou as atividades como fruto de um trabalho coletivo e destacou a importância das ações de extensão para a Universidade. “Nós também temos que lembrar que, com a extensão universitária, a Universidade também recebe”, disse.

“A Universidade detém e apresenta uma determinada forma do conhecimento mas, para que este conhecimento seja humanizado e potencializado, a Universidade não pode desconsiderar as diferentes formas de conhecimento e, sobretudo, a este influxo que a sociedade traz para o cumprimento da nossa missão”, finalizou o reitor.

Após os pronunciamentos, foram distribuídos os kits do projeto ECOTECA, desenvolvido em parceria com a CRIA Editora, para todas as escolas públicas. Em seguida, houve a entrega de prêmios aos estudantes que tiveram suas redações e desenhos escolhidos no Concurso do Codema nas Escolas, realizado durante a Semana do Meio Ambiente.

Confira, abaixo, a relação dos premiados no evento.

Veja as fotos do evento.

(Fotos: Diretoria de Comunicação Social – UNIFAL-MG)