Integrantes do projeto de extensão AHMOR da UNIFAL-MG participam de reportagem comemorativa no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o Jornal EPTV – 2ª edição publicou uma reportagem sobre o respeito à diversidade. Na oportunidade, o discente e extensionista José Luiz Alves Neto e o docente Mário Danieli Neto, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, apresentaram o projeto extensão Acervo da Memória Histórica do Orgulho LGBTQIA+ Sul Mineiro (AHMOR), da UNIFAL-MG.

Durante a entrevista, os participantes salientaram a importância das pesquisas desenvolvidas na Universidade para o registro de histórias não oficializadas. O estudante José Neto afirmou que o passado dos grupos marginalizados e subordinados não compõe o repertório dos livros didáticos. “Suas histórias não aparecem em nosso cotidiano”, salientou.

Segundo o docente Mário Danieli Neto, o projeto AHMOR é fundamental para a preservação da cultura e da trajetória social dos grupos LGBTQIA+ da região, pois possibilita novas formas de pensar o percurso histórico dos movimentos de resistência regionais.

Para conferir a reportagem completa, acesse:  https://globoplay.globo.com/v/11739146/?s=0s

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG