Rondonistas da UNIFAL-MG embarcam na operação Sentinelas Avançadas rumo a Campo Novo de Rondônia (RO)

Grupo da Universidade integra projeto que busca soluções sustentáveis para promover a inclusão social e a redução da desigualdade em diferentes comunidades

Uma equipe formada por oito estudantes e dois professores da UNIFAL-MG embarcou na manhã desta quarta-feira (5/7) para Campo Novo de Rondônia (RO), a fim de participar da operação “Sentinelas Avançadas” do Projeto Rondon.

Coordenado pelos professores Tomaz Henrique Araújo (Instituto de Ciências Biomédicas) e Eloésio Paulo dos Reis (Instituto de Ciências Humanas e Letras), o grupo levará conhecimento e informações sobre aspectos das áreas de educação, saúde, justiça e trabalho à população do município rondoniense, situado em plena floresta amazônica e quase na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Município de Campo Novo de Rondônia (RO). (Foto: Reprodução/Prefeitura)

O Projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa que contribui com o desenvolvimento social e da cidadania nas comunidades e instituições participantes. Os envolvidos são instigados a pensar em soluções sustentáveis para promover a inclusão social e a redução da desigualdade em diferentes comunidades.

Segundo o professor Tomaz Araújo, veterano no Rondon que coleciona mais de duas décadas de participação nas operações, o principal objetivo das atividades no projeto é a formação de multiplicadores locais que possam trabalhar na implementação de ações municipais permanentes para melhorias na educação, na saúde, na justiça e no trabalho.

Em sua segunda operação Rondon, o professor Eloésio Paulo aposta na experiência enriquecedora proporcionada pelo projeto. “Mais uma oportunidade para nossos alunos terem contato com o Brasil real, aquele onde grande parte da população ainda não dispõe do mínimo equipamento civilizatório”, ressalta. “Todos voltam do Rondon comovidos por esse conhecimento de uma realidade muitas vezes dramática, mas cheia de contatos humanos muito enriquecedores”, acrescenta.

Avião da Força Aérea Brasileira. (Foto: Reprodução)

Os rondonistas partiram de ônibus para a base aérea da Aeronáutica no aeroporto de Guarulhos (SP). De lá, seguem em avião da Força Aérea Brasileira para Porto Velho-RO, onde todas as equipes da operação, chegadas de todas as regiões do país, se concentrarão no batalhão local do Exército, de onde cada grupo seguirá, dois dias depois, para o município onde realizará seu trabalho.

As atividades serão realizadas durante duas semanas junto à comunidade do município.