Docente e TAE da UNIFAL-MG participam de treinamento no Laboratório Nacional de Computação Científica para uso do Supercomputador Santos Dumont

A UNIFAL-MG, por meio de representantes do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), marcou presença no Encontro Nacional de Embaixadores do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Realizado nos dias 27 e 28 de junho, em Petrópolis/RJ, o evento incluiu palestras de treinamento para submissão de trabalhos e uso da estrutura de computação de alto desempenho do LNCC.

O treinamento faz parte do programa de Embaixadores pactuado com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) através de Termo de Cooperação, que prevê a presença de pontos focais do LNCC nas universidades e institutos federais de todo o país. O programa pretende formar um grupo de profissionais, instalados nas instituições de ensino e pesquisa, que potencializem o uso do supercomputador em suas instituições, sendo um facilitador do processo.

Os Embaixadores serão treinados pelo LNCC, através de uma edição especial da Escola Santos Dumont, para buscar e auxiliar usuários de HPC, estimulando o uso nacional dos recursos computacionais do Santos Dumont.

O professor Luiz Eduardo da Silva é o embaixador da UNIFAL-MG no programa que envolve o supercomputador Santos Dumont (Foto: arquivo pessoal)

O professor do Departamento de Ciência da Computação, Luiz Eduardo da Silva, e o técnico-administrativo em Educação, Tiago Silveira, foram indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) para serem, respectivamente, embaixador e suporte técnico da UNIFAL-MG no programa.

De acordo com o Prof. Luiz, os embaixadores irão colaborar com os grupos locais em suas submissões de projetos para uso do supercomputador, alimentar o diálogo permanente com a equipe do supercomputador no LNCC e estimular a parceria institucional. “A intenção é promover a Computação de Alto Desempenho, reforçar o caráter nacional do LNCC e disponibilizar o Santos Dumont de forma ampla e democrática”, afirmou.

O TAE Tiago Silveira participou do treinamento como suporte técnico (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Tiago o evento foi surpreendente, pois, apesar de já ter ouvido falar do supercomputador, ainda não havia imaginado como utilizá-lo no dia a dia. “Mais surpreendente ainda fiquei ao saber que os pesquisadores do LNCC desenvolveram várias ferramentas que fazem o ‘intermédio’ entre o pesquisador e o supercomputador, eliminando praticamente a dificuldade de uso e permitindo o seu uso por quaisquer áreas de pesquisa. Para exemplificar, cito a pesquisa em projetos da área de Letras, o que é muito interessante e inovador para mim. Além disso, é possível fazer o seu uso de uma forma mais específica para quem precisa tirar o máximo do seu desempenho, o que é fundamento para nós da área de Ciências Exatas, na qual os detalhes fazem a diferença”, contou.

De acordo com ele, o treinamento foi o pontapé para a entrada da Instituição no mundo da ‘computação de alto desempenho’, uma vez que demandará o desafio de compilar toda a informação útil e necessária para a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG. “O alto desempenho se torna cada dia mais importante para os projetos de impacto na sociedade, como por exemplo para os de Inteligência Artificial”, explicou Tiago.

Para os representantes da UNIFAL-MG, a capacitação objetiva auxiliar a comunidade acadêmica da Universidade, que necessite do uso da computação de alto desempenho fornecida pelo LNCC, por meio do supercomputador Santos Dumont. Tal auxílio será tanto para a submissão de propostas de projetos que demandem o uso do supercomputador, quanto para a configuração do ambiente de processamento e uso de suas estruturas.

Conheça o LNCC e o Supercomputador Santos Dumont em https://sdumont.lncc.br/.