Docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia realizam visita técnica para avaliar descomissionamento nas instalações da INB em Caldas

Os professores do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do campus Poços de Caldas, Gunther Brucha e Diego de Souza Sardinha, integram a Comissão das Águas, um grupo especial de trabalho da Câmara Municipal, criado para analisar e estudar os agravos ambientais nas águas de Poços de Caldas. Na companhia dos membros da comissão realizaram uma visita técnica, no dia 10/07, na Unidade de Descomissionamento de Caldas (UDC), uma das instalações das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB).

A Unidade é localizada no Planalto de Poços de Caldas e está instalada em uma área de, aproximadamente, 18 km2, local em que funcionou a primeira unidade de mineração e beneficiamento de urânio do Brasil. Na oportunidade, foi ministrada uma palestra sobre o controle dos materiais remanescentes da mineração e beneficiamento de urânio através do tratamento de água ácida e do gerenciamento de resíduos e rejeitos sólidos. Além disso, foi abordada a gestão de segurança de barragens, a gestão ambiental da área, incluindo recomposição da vegetação, bem como a gestão da segurança dos trabalhadores e do monitoramento radiológico e ambiental da região.

De acordo com os docentes, após a palestra, foi realizada a visita técnica na UDC, a fim de evidenciar as diversas ações de descomissionamento, como “a desmontagem e demolição de áreas industriais, a disponibilização de áreas atualmente usadas no tratamento de águas ácidas para suas recuperações ambientais, assim como a definição das melhores soluções de descomissionamento para a cava da mina, barragens e pilhas de resíduos de mineração”.

Os docentes do campus Poços de Caldas junto à Comissão das Águas na visita à UDC da INB (Foto: arquivo pessoal)

O Prof. Gunther ressalta que a Agência Nacional de Mineração (ANM), com a promulgação da lei 14.514 de dezembro de 2022, passou a regular e fiscalizar as estruturas de mineração das unidades da INB. Por isso, em 07/06, a INB incluiu no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) a Barragem de Rejeitos e no dia 12/06, a Barragem D4 da Unidade em Descomissionamento de Caldas ficou enquadrada no nível 1 de emergência, o menor na escala de três níveis.

“A barragem D4 foi construída como bacia de decantação mas, recentemente, devido à mudança nos regulamentos dos órgãos fiscalizadores foi reclassificada como uma barragem. Os critérios para definição dos níveis de emergência são estabelecidos pela Resolução ANM n° 95/2022. A aplicação desses critérios aos dados das duas barragens da INB em Caldas resultou no enquadramento no nível 1 de emergência”, explicou o docente do campus Poços de Caldas.

Segundo o docente, durante a visita os funcionários da INB reforçaram que não houveram ocorrências nessas barragens, apenas a mudança quanto ao órgão fiscalizador e as adequações a essas classificações e documentações. “As barragens são permanentemente monitoradas por meio dos seguintes equipamentos piezômetros, barreiras de turbidez, fluviômetros, pluviômetros, dentre outros, conforme verificado na visita técnica”, finaliza Prof. Gunther.