Enfermeira egressa da EFOA é primeira doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG a realizar exame de qualificação

Gisele Acerra Biondo Pietrafesa, egressa da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, a EFOA, instituição que deu origem à UNIFAL-MG, foi a primeira doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade a realizar o exame de qualificação, que aconteceu no dia 28/06. O exame foi realizado pela plataforma Google Meet. Orientada pela professora Simone Albino da Silva, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, a tese da doutoranda aborda a “Expectativa e satisfação de gestantes quanto ao pré-natal durante a pandemia do COVID-19”.

Gisele Acerra Biondo Pietrafesa é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal)

Fizeram parte da banca de qualificação as docentes Patrícia Scotini Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG, e Edilaine Assunção de Loyola, da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). A doutoranda ingressou no PPGENF em dezembro de 2020, no primeiro processo seletivo de Doutorado em Enfermagem da UNIFAL-MG.

Formada nos anos 2000, Gisele Pietrafesa já tinha feito três cursos de Especialização e Mestrado, atuava na área assistencial de Saúde Coletiva, além de lecionar no curso de Enfermagem da UniPinhal e em outras instituições de ensino.

“Quando vi o edital da UNIFAL-MG para o Doutorado, fiquei muito entusiasmada porque identifiquei várias docentes que foram minhas professoras e até colega de turma – como a Profa. Simone Albino – e porque acredito na formação dessa Instituição de ensino!”, comentou a doutoranda.

Na pesquisa, foi feita uma revisão de escopo e um estudo transversal, aplicando um instrumento para avaliar a expectativa e a satisfação de gestantes quanto ao pré-natal. Gisele Pietrafesa faz parte da linha de pesquisa “Gestão em serviços de Saúde e Educação”, trazendo a perspectiva de contribuir para informar à gestão, ao controle social e a toda a população sobre as fragilidades e potencialidades para o alcance da resolubilidade e da melhoria contínua da qualidade na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dessa temática, a pesquisa permite a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem para o cuidado materno-infantil, a fim de fomentar a construção de estratégias pedagógicas no ensino superior que ordene uma melhor formação profissional dos enfermeiros.

Na oportunidade, a doutoranda salientou a importância da UNIFAL-MG para a sua trajetória acadêmica. “Sempre tive muito orgulho da UNIFAL-MG, da forma como conduzem o curso de Enfermagem – exigentes quanto ao compromisso e responsabilidade dos alunos em relação à profissão, bem como à necessidade de construirmos uma Enfermagem qualificada e baseada em Ciência”, destacou Gisele Pietrafesa.

“Sabe o que mais me emociona? A proximidade que as professoras mantém com os alunos. Mesmo após 23 anos, retornei à UNIFAL-MG e todas as professoras lembravam meu nome e relembravam histórias”, finalizou.

Sobre o PPGENF

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UNIFAL-MG oferece os cursos de mestrado e doutorado em Enfermagem, Residência Multiprofissional Saúde da Família, Residência em Enfermagem Obstétrica.

Estruturado em duas linhas de pesquisa: “Gestão em Serviços de Saúde e Educação” e “Processo de Cuidar em Enfermagem”, o doutorado abriu a primeira turma em 2020. A relevância do programa é local e regional, uma vez que outro curso de doutorado em Enfermagem está num raio de 250 quilômetros.

O curso impacta loco-regionalmente a formação dos enfermeiros, o que reflete na assistência à saúde, na gestão dos serviços de saúde nas políticas públicas, bem como no avanço da produção de conhecimentos que dão sustentação ao exercício profissional baseado em evidências.

Para mais informações sobre o PPGENF, acesse: https://www.unifal-mg.edu.br/ppgenf/programa/