Série sobre a ciência produzida nas universidades brasileiras estreia na TV Brasil

iniciativa do Cogecom/Andifes, em parceria com a EBC, amplia possibilidades de divulgação da produção científica nacional

A série “Cientistas do Brasil”, com estreia prevista para 12 de agosto na TV Brasil, é uma produção audiovisual que pretende apresentar a ciência produzida por pesquisadoras e pesquisadores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de todo o país. O projeto, que tem por objetivo destacar o impacto da ciência na sociedade e promover a divulgação de pesquisas relevantes para o desenvolvimento nacional, é uma iniciativa conjunta de dezenas de universidades brasileiras, por meio do Colégio de Gestores de Comunicação das IFES (Cogecom), que integra a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Um dos objetivos da Andifes é trabalhar pela valorização das nossas instituições federais. Um espaço como esse, na TV Brasil, nos permite mostrar para todo o país o que os nossos pesquisadores têm realizado em prol do desenvolvimento científico brasileiro”, explica a reitora Márcia Abrahão Moura, presidente da Andifes. Assista o teaser do programa.

Vinheta do quadro Cientistas do Brasil. (Foto: Reprodução)

Unindo o conhecimento acadêmico à criatividade na produção audiovisual, a série mostra, ao longo dos episódios, histórias de cientistas brasileiros que vêm revolucionando suas áreas de estudo ao trazerem grandes avanços para a sociedade. As temáticas são variadas e foram pensadas a partir das oito áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisas sobre meio ambiente, saúde, educação, ciências humanas e sociais, ciências exatas e biológicas, ciências agrárias, além de arte e cultura, estão presentes a cada novo episódio. “A presença das universidades, de seus pesquisadores e de sua produção acadêmica na TV Brasil é um avanço muito importante para nossa emissora e para a comunicação pública brasileira.  Estamos muito felizes com essa parceria e pretendemos avançar cada vez mais”, afirma Hélio Doyle, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual a TV Brasil faz parte.

Como a série pretende fomentar a divulgação da ciência e da educação no país, a parceria com a TV Brasil amplia a visibilidade sobre as ações e as pesquisas brasileiras, democratizando ainda mais o acesso à produção científica realizada pelas IFES. “É papel da comunicação pública dar visibilidade à produção cientifica, tecnológica e ao desenvolvimento sustentável.  Exibir a série é a demonstração do nosso compromisso com os sistemas públicos de educação, valorizando a identidade, a cultura e os saberes do povo brasileiro”, ressalta Cidinha Matos, diretora de Jornalismo da EBC.

O conteúdo audiovisual é produzido pelas próprias universidades. (Foto: Divulgação)

A estreia, no dia 12, apresenta o vídeo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que mostrará pesquisas realizadas com insetos da Amazônia e seus impactos para o meio ambiente. Os episódios serão exibidos dentro do telejornal Repórter Brasil – que tem início às 19 horas (fuso horário de Brasília). “A produção em rede tem o poder de agregar, em um mesmo espaço, aquilo que vem sendo desenvolvido de norte a sul do Brasil. O quadro pretende ser esse espaço privilegiado de voz, com seus diferentes sotaques, para os pesquisadores que são destaque em nosso país. Da mesma forma, o exercício de produção jornalística coletiva agrega os comunicadores e suas diferentes formas de produção,” conclui Maíra Bittencourt, diretora do Cogecom. Na primeira temporada serão exibidas reportagens de dezoito instituições e a proposta é contemplar, nas próximas temporadas, outras IFES.

A criação da vinheta de abertura retrata, de maneira visual, a intersecção das diferentes esferas do conhecimento, a fluidez e a colaboração científica – trazendo a ideia da interação entre as diferentes áreas do conhecimento do CNPq. A conceituação visual e a trilha sonora foram realizadas pela equipe de TV da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Cientistas da UNIFAL-MG

Em consonância com o projeto, a UNIFAL-MG, por meio da Diretoria de Comunicação Social e parcerias institucionais, deve participar das próximas temporadas do projeto, em 2024. De acordo com o diretor de comunicação Ivanei Salgado, a iniciativa é mais um auxílio para divulgação da produção científica da Universidade. “O diferencial é a possibilidade de veiculação em todo país por meio das TVs Universitárias e, com isso, mostrar a ciência produzida na UNIFAL-MG”, ressalta.  A escolha do tema da reportagem especial, vai ser alinhada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação com indicações de possíveis pesquisas que possuem características de serem retratadas em formato audiovisual. “É uma proposta inovadora da Dicom, pois não possuímos um núcleo de produção audiovisual, porém, as possibilidades são imensas”, conclui o diretor.

Onde assistir ao quadro Cientistas do Brasil:

Na TV Brasil, a partir do dia 12 de agosto, às 19h, no Repórter Brasil

Nos canais das TVs Universitárias de todo o Brasil

Com informações do Colégio de Gestores de Comunicação das IFES (Cogecom)