UNIFAL- MG participa da 7ª edição da Feira Literária de Alfenas; confira programação completa das atividades realizadas na Universidade

Evento ocorre entre os dias 14 e 19 de agosto e programação abrange temáticas voltadas aos povos originários

A UNIFAL-MG, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), vai promover uma série de atividades na 7ª Edição da Feira Literária de Alfenas (FliAlfenas), que acontece de 14 a 19 de agosto de 2023. O evento é realizado pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Educação, com correalização da UNIFAL-MG e da Unifenas.

O patrono da FliAlfenas 2023 é o líder índigena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor Ailton Krenak. Por isso, a feira conta com uma programação com temáticas que dialogam com o universo dos povos originários.

Cartaz de divulgação da 7ª edição da Feira Literária de Alfenas (fonte: instagram/FliAlfenas)

No dia 15/08 (terça-feira), a UNIFAL-MG sedia a exibição do filme “Tainá 2; a aventura continua”, dirigido pelo cineasta Mauro Lima, e a roda de conversa intitulada “Roda de Prosa na Periferia – anti-história”, ministrada por Juvenal Teodoro Payayá, um dos principais defensores da causa indígena no Brasil. Além de ativista e escritor, Juvenal Payayá foi membro do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) e do Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas do Estado da Bahia (COPIBA).

No dia 16/08 (quarta-feira), o poeta Sérgio Fantini, autor dos livros “No lar dos inseguros (1979)”, “A ponto de explodir” (2008), entre outros, encontra o público no auditório Prof. Dr. João Leão de Faria, no campus sede da UNIFAL-MG. Na mesma data, o estudante João Vitor Tibúrcio dos Santos (John Tittor)  realiza uma palestra sobre projetos educacionais.

Na quinta-feira, dia 17/08, a universidade promove um encontro com a autora indígena Aline Pachamama, a exibição do material “ideias para adiar o m do mundo: pela memória de Dom Phillips e Bruno Araújo” e a Roda de Conversa “Da Rua à Universidade: caminhos da literatura marginal e periférica”, que conta com a participação de Dudu Luiz Sousa, doutor em Estudos de Linguagem e poeta, Laura Conceição, mestranda em educação na UFJF e poeta e Profa. Dra. Daniela Silva de Freitas, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG. O encontro acontece pela mediação da Profa. Dra. Flaviane Faria de Carvalho, também do ICHL.

Nos dois últimos dias de feira (18 e 19/09), a poeta Aline Pachamama oferece uma formação continuada em “literatura indígena”. Além disso, os projetos de extensão “Orquestra Popular”, “Madrigal UNIFAL-MG” e “Banda Histórias Cantadas” realizam apresentações na Concha Acústica da Praça Getúlio Vargas.

Confira a programação detalhada nas tabelas abaixo.

15/08 (Terça-Feira) – Auditório Dr. Leão de Faria, campus sede da UNIFAL-MG
14h30: Exibição do filme “Tainá 2; a aventura continua
18:30h: “Roda de Prosa na Periferia – anti-história” com o líder índigena Juvenal Teodoro Payayá

16/08 (Quarta-Feira) – Auditório Dr. Leão de Faria, campus sede UNIFAL-MG
9h: Encontro com o autor Sérgio Fantini
17:30h: Palestra sobre elaboração de projetos educacionais com John Tittor

17/08 (Quinta-Feira) – Auditório Dr. Leão de Faria, campus sede da UNIFAL-MG
14h00: Encontro com a autora indígena Aline Pachamama
18h45: Exibição do material “ideias para adiar o m do mundo: pela memória de Dom Phillips e Bruno Araújo” pelos alunos da Escola Estadual Napoleão Salles
19h00: Roda de Conversa “Da Rua à Universidade: caminhos da literatura marginal e periférica”

18/08 (Sexta-Feira) – Auditório Dr. Leão de Faria, campus sede da UNIFAL-MG
17h45: Formação continuada em educação sobre “Literatura Indígena” com Aline Pachamama
18/08 (Sexta-Feira) – Concha Acústica, Praça Getúlio Vargas, Centro:
18h00: Apresentação da Orquestra Popular da UNIFAL-MG

19/08 (Sábado)  – Concha Acústica, Praça Getúlio Vargas, Centro
15h00: Apresentação musical infantil da banda “Histórias Cantadas” da UNIFAL-MG
17h00: Apresentação Musical do coral “Madrigal UNIFAL-MG”

Todas as ações do evento possuem agendamento escolar e são gratuitas. Para mais informações, acompanhe a página da FliAlfenas no instagram (@flialfenas).

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG