Egressa da UNIFAL-MG recebe menção honrosa de Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional por tese de doutorado sobre Covid-19

A tese de doutorado desenvolvida por uma egressa da UNIFAL-MG recebeu menção honrosa pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), no Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC). Michele Martins Lopes é graduada em Matemática e possui mestrado em Estatística Aplicada e Biometria pela UNIFAL-MG.

Atualmente, Michele Lopes é doutoranda na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O título da tese defendida por Michele Lopes é “Cálculo fracionário e teoria dos conjuntos fuzzy: um estudo com modelos epidemiológicos para COVID-19” [traduzido do inglês], sob orientação dos professores Laécio Carvalho de Barros e Francielle Santo Pedro.

Para a premiação, foram aceitos trabalhos desenvolvidos por estudantes de cursos de graduação e programas de pós-graduação do Brasil, em qualquer área, com conteúdo significativo em Matemática Aplicada e Computacional. Um dos requisitos para concorrer era submeter uma pesquisa que tenha sido desenvolvida em maior parte no Brasil.

Seguindo a longa tradição no reconhecimento de trabalhos de excelência, a SBMAC selecionou para avaliação pesquisas concluídas no período de 1º de abril de 2022 a 31 de março de 2023, conforme o Regulamento Geral disposto no site do Congresso.

Periodicamente, a SBMAC presta homenagem a pessoas que deram uma contribuição significativa para a SBMAC com a nomeação do prêmio. No ano de 2023, a figura homenageada para a premiação das teses de doutorado foi o cientista brasileiro Marco Antonio Raupp, que foi ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil.

Sobre a Pesquisa

No estudo, a egressa Michele Lopes desenvolveu um modelo matemático fracionário (derivada fracionária de Caputo sob sentido fuzzy) para a previsão de COVID-19. Foram apresentados resultados numéricos do modelo matemático para COVID-19 da maioria dos três países infectados, como EUA, Índia e Itália.

Usando o modelo proposto, a pesquisadora conseguiu estimar a previsão de futuros surtos, a eficácia de medidas preventivas e potenciais estratégias de controle da infecção pela doença. Após comparado a outro modelo fracionário, o estudo confirmou eficiência e aplicabilidade da derivada fracionária sob condições de incerteza para a epidemiologia matemática.

Para Michele Lopes, a menção honrosa é motivação para continuar pesquisando e serve como uma indicação de que as pesquisas feitas, até o presente momento, tiveram impacto acadêmico. “A pesquisa de mestrado contribuiu muito para a pesquisa de doutorado na Unicamp, pois continuei na mesma área e aproveitei os conhecimentos obtidos durante o mestrado pra realizar a tese de doutorado, inclusive contando, por vezes, com a ajuda do meu orientador de mestrado, Prof. José Paulo Carvalho dos Santos”

“A UNIFAL-MG teve grande contribuição para a minha carreira de pesquisadora, pois foi onde aprendi toda a base que pude usar no curso do doutorado, foi onde concluí minha graduação e meu mestrado.”, salienta Michele Lopes. (Foto: arquivo pessoal)

A pesquisadora, que concluiu o mestrado em 2019 na UNIFAL-MG, salientou a contribuição da Instituição para a carreira como pesquisadora. “Além de todo o suporte recebido da Universidade, todos os professores do curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria (PPGEAB) da UNIFAL-MG atuam além de nos ensinar o conteúdo, nos ensinam também a lidar com diversos fatos da vida acadêmica e até a não acadêmica. Sou muito grata a cada um deles por todo o acolhimento, inclusive, até hoje, por todos os aprendizados e pelo ambiente familiar que nos proporcionam. Em especial, sou muito grata aos meus orientadores e amigos José Paulo Carvalho dos Santos e Ângela Leite Moreno e aos meus professores amigos Anderson de Oliveira, Fabrício Avelar e Andréa Cardoso”, agradeceu.

Na oportunidade, o professor José Paulo Carvalho dos Santos salientou a importância da caminhada acadêmica da egressa no desenvolvimento de pesquisas. “A pesquisa de mestrado da Michele foi importante para o doutorado, pois várias técnicas que ela estudou no mestrado, como Teoria de Equações de Ordem Fracionárias e Modelagem Matemática de Problemas Biológicos, foram utilizadas na tese de doutorado. Entretanto, ela obteve vários resultados novos e relevantes na área de Modelagem Fuzzy durante o desenvolvimento da sua tese de doutorado”, destacou o docente.

“Eu fico muito feliz com a menção honrosa da tese da Michele. Ela sempre foi uma excelente aluna, profissional e muito independente. Acredito que ela também será assim como professora e pesquisadora.”, completou o professor.

A menção honrosa será entregue no primeiro dia do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), que ocorre em Bonito-MS de 18 a 22 de setembro de 2023. Confira a lista completa dos premiados: http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC/conteudo/2023/65/138