UNIFAL-MG e Colégio Brasileiro de Cirurgiões promovem IX Simpósio de Cirurgia do Sul de Minas

evento reuniu professores, estudantes de diversas instituições e profissionais de várias regiões

A UNIFAL-MG, campus Sede, sediou o IX Simpósio de Cirurgia do Sul de Minas realizado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). O evento, ocorrido nos dias 1 e 2 de setembro, teve a parceria da Universidade, por meio da Faculdade de Medicina (Famed). A iniciativa reuniu estudantes, docentes e profissionais da área cirúrgica de renome nacional e propiciou debates e palestras sobre uma ampla gama de temas cirúrgicos de grande relevância.

Nos dois dias de evento, foram abordadas questões como cirurgia bariátrica, cirurgia do trauma, cirurgia oncológica, tromboprofilaxia e técnicas para tratamento de hérnias. Outro tema destacado foi o Projeto Acerto (Aceleração da Recuperação Total Pós-Operatória), pioneiro no Brasil referente a ação multimodal de cuidados perioperatórios. A gestão das discussões foi conduzida pelos discentes Miguel Seguin Neto e Igor de Oliveira Freire Monteiro, com a participação ativa dos palestrantes e pelos médicos Jairo Couto Franco e Tereza Cristina Bernardo Fernandes, membros do CBC.

A programação também contou com palestras ministradas por docentes da Famed, como “Atendimento inicial ao paciente politraumatizado”, ministrada pelo professor Thiago Souza Carvalho; “Tromboprofilaxia em pacientes cirúrgicos”, pela professora Pollyanna Florêncio Carvalho; e  “Tratamento da inguinodinia pós-operatória”, pelo Carlos Marcelo de Barros.

A organização do evento ficou sob a responsabilidade do Centro Acadêmico Evelise Aline Soares (CAEAS) da UNIFAL-MG. O CAEAS desempenhou um papel fundamental na logística, estruturação e cerimônia do simpósio, além de colaborar na elaboração do cronograma de palestras e discussões.

O universitário Igor de Oliveira Freire Monteiro, presidente do CAEAS, destacou os desafios da organização do Simpósio e a dedicação da equipe. “A organização do Simpósio foi trabalhosa e desafiadora, mas a dedicação dos membros do CAEAS e o incrível desempenho de todos foram imprescindíveis para termos tirado o melhor proveito do evento. A parceria com o CBC foi essencial para garantir um evento de qualidade e a oportunidade de realizá-lo em Alfenas, sob a liderança de estudantes de uma universidade federal”, concluiu.

Além do presidente do centro acadêmico, a equipe organizadora contou com os universitários Enrico Baldini Benetti, Miguel Seguin Neto, Ariane Brabo Faria, Carlos Eduardo de Oliveira Costa, Anna Paula Lemes de Oliveira, Jonatan Egian Ramos, Karla Nadir Gonçalves Carvalho, Natália Barboza da Silva, Emanuelly Ledo Silva, Marcos Felipe Teodoro Braga e Angela Bezerra Perlamagna. Do corpo docente da Famed, integraram a organização as professoras Pollyanna Florêncio Carvalho e Evelise Aline Soares, vice-diretora da Famed, e o professor Thiago de Souza Carvalho. Pelo CBC, o médico Jairo Couto Santos, atuou diretamente na equipe.  Na abertura, também participaram os professores Geraldo José Medeiros Fernandes e Roberto Conde Santos, diretor da Famed.

O simpósio contou com a participação de docentes e estudantes da UNIFAL-MG, da Unifenas e PUC-MG. Também marcaram presença presidentes de Sociedades Brasileiras de Medicina e médicos de diferentes regiões e especialidades cirúrgicas.

Programação

Ao longo do Simpósio, foram realizadas cinco discussões que abrangeram a maioria dos palestrantes, enriquecendo ainda mais o evento com debates substanciais e interações produtivas entre os participantes. A programação contou com os temas Projeto Acerto; Tratamento minimamente invasivo das hérnias inguinais; Tratamento da inguinodinia pós-operatória; Princípios Técnicos da Cirurgia Oncológica; Tratamento minimamente invasivo do Câncer Gástrico; Adenocarcinoma colorretal – Como Tratar; Marketing médico nos dias de hoje – O que é ético fazer?; Tromboprofilaxia em pacientes cirúrgicos; Escolha da técnica da Cirurgia bariátrica – Como fazer; Suplementação Vitamínica no pós-operatório; Complicações da Cirurgia Bariátrica – Diagnóstico e Tratamento; Atendimento inicial ao paciente politraumatizado; Atendimento ao trauma abdominal; Herniorrafia Incisional: Interposição tela e peritônio; Projeto InciSioN Brazil.