“Universidades no combate à desinformação e na defesa da democracia” é  tema do concurso audiovisual da Andifes

Estudantes das Federais podem inscrever vídeos até dia 30 de outubro e concorrer a prêmios em dinheiro

Os estudantes das instituições federais de ensino superior associadas à Andifes podem inscrever produções audiovisuais para a quarta edição do Concurso Audiovisual. O concurso é coordenado pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) e, neste ano, terá a parceria do Superior Tribunal Federal (STF). O tema da 4ª edição é “Universidades no combate à desinformação e na defesa da democracia”.

A narrativa dos vídeos deve estar centrada no combate à desinformação e no fortalecimento das instituições democráticas, sobretudo das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e do STF. “A garantia dos processos democráticos passa pelo acesso à informação de qualidade. O combate à desinformação é uma pauta social urgente e necessária”, destaca a professora Maíra Bittencourt, diretora de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Cogecom.

Segundo ela, é fundamental estimular os estudantes sobre a temática da edição 2023 do concurso da Andifes. “Somente compreendendo como ocorrem os processos de produção e distribuição de Fake News e os impactos delas nas estruturas democráticas, que é possível refletir sobre a desinformação e assim passar a atuar efetivamente em prol de notícias comprometidas com a veracidade”, reforça a diretora.

Maíra Bittencourt é diretora de Comunicação da UFS e do Cogecom/Andifes. (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

Os vídeos devem ser enviados, exclusivamente, em formato digital e apresentar tempo mínimo de um minuto e máximo de dois minutos, com tolerância de até dez segundos para mais ou para menos. A técnica para criação do vídeo é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de animação, filtros especiais, entre outros.

De acordo com o regulamento do concurso, cada participante pode enviar apenas um vídeo. As produções serão avaliadas considerando critérios estéticos , argumento e representação do tema proposto e os elementos técnicos e inovadores utilizados na proposta.

Os três primeiros colocados serão premiados com valores que variam entre R$ 1 mil e R$ 3 mil. As inscrições se encerram às 23h59 do dia 30 de outubro. A premiação está prevista para 14 de dezembro, em reunião da Andifes.

Outras informações no site da Andifes
Acesse o Regulamento do 4º Concurso Audiovisual da Andifes
Acesse a ficha de inscrição
Acesse o modelo de autorização de uso de imagem

Com informação da Andifes.