Docente da UNIFAL-MG participa de seminário promovido pela ACT Promoção da Saúde; iniciativa se desdobra em audiência pública no Senado e debate na Universidade

O Seminário Alianças Estratégicas para Promoção da Saúde é um encontro anual que convida organizações, indivíduos da sociedade civil e demais parceiros a trocarem experiências e informações na área da Saúde. Este ano, na 16ª edição do evento, o docente Lucas Daniel Sanches, da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG, marcou presença no Seminário, promovido pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) Promoção da Saúde. O seminário foi realizado em Brasília, de 21 a 24 de agosto.

Participantes do seminário em audiência pública no Senado Federal. (Foto: arquivo/Lucas Sanches)

Segundo o docente, o evento permite a troca de informações principalmente em relação à prevenção e o gerenciamento de doenças crônicas não transmissíveis. “Problemas complexos exigem soluções complexas, portanto, a articulação intersetorial e atuação em rede para enfrentar às DCNTs é imprescindível”, afirma o professor.

De acordo com ele, um dos principais pontos reivindicados pela rede foi a inclusão de imposto seletivo para produtos comprovadamente nocivos à saúde, como álcool, tabaco e alimentos ultraprocessados. “Foram dias intensos de trabalho, os quais incidimos prioritariamente na reforma tributária, que está tramitando pelo Senado Federal”, conta.

Desdobramentos

Lucas Daniel Sanches é docente da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal/Lucas Sanches)

O assunto debatido no evento se desdobrou em ações na UNIFAL-MG. No dia 21/09, os membros do projeto de extensão “Check Nutri”, desenvolvido na Universidade, convidaram o docente para debater o tema. O evento “Por uma Reforma Tributária a favor da saúde” foi divulgado nas redes sociais do projeto e oferecido para toda a comunidade acadêmica e externa.

O projeto de extensão “Check Nutri” é uma ação de educação em saúde que se utiliza das mídias sociais para veiculação de informações na área de alimentação e nutrição, e interação com diferentes públicos, tendo como princípios: a participação ativa e informada dos sujeitos, a promoção da saúde, a busca da autonomia e do autocuidado.