O curso de Odontologia e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO) da UNIFAL-MG representaram a Universidade na 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), oportunidade em que discentes e egressos apresentaram trabalhos, que foram premiados durante o evento. A SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research (IADR), sendo, atualmente, a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo. O evento aconteceu de 2 a 5 de setembro, em Campinas (SP).
Avaliados pela Comissão Nacional de Doutores Associados Efetivos da Sociedade, os resumos submetidos seguiram diversos critérios de avaliação, como relevância do assunto, métodos, organização, critérios de definição da amostra, entre outros.
Os discentes e egressos do PPGCO da UNIFAL-MG apresentaram os trabalhos nas categorias Painel Aspirante e Apresentação Oral. Foram eles: Ana Luíza Marques Reis, Ludimila Honorato Bertoldo, Maria Eugenia Domingueti Rabelo Ribeiro, Camila Freire Brant, Lara Evangelista Orlandi, Letícia da Costa Siqueira, Bruna Silveira Troca, Henrique Mateus Alves Felizardo, Geraldo A. Villela Junior, Jovânia A. Oliveira, Marcela Iunes Silveira, Thaisa M. Iunes Carrera, Isadora Breseghello e Lélio Soares.
Diversos trabalhos realizados no âmbito da UNIFAL-MG pelos alunos e egressos do PPGCO receberam menção honrosa no evento, entre eles: “Fibrina rica em plaquetas na forma líquida e coagulada na osseointegração de implantes dentários: estudo in vivo”; “Uso de protocolos de baixa velocidade de centrifugação para obtenção da fibrina rica em plaquetas em defeitos não críticos na tíbia de ratos”; e “PHTALOX® atenua TNF-α e o desenvolvimento da doença periodontal experimental via inibição do NF-κB”.
1º Lugar Prêmio Myiaki Issao
Outra premiação importante realizada na 40ª Reunião Anual da SBPqO é o Prêmio Myiaki Issao, que conta com trabalhos científicos desenvolvidos e apresentados por associados da categoria iniciantes-estudantes (acadêmicos, estagiários e alunos de especialização).
Os inscritos nessa modalidade concorrem a um prêmio de R$1.000,00, sendo um trabalho premiado em cada uma das 10 áreas de conhecimento assinaladas pelos discentes no ato da inscrição.
O trabalho “Percepção do medo, ansiedade e estresse infantil pelo cirurgião-dentista durante o atendimento odontológico”, que ficou em 1º lugar na área 4, referente à Odontopediatria, foi submetido pelos discentes em Odontologia da UNIFAL-MG Letícia Silva Nascimento, Aline Cardoso Torres, César Augusto Moreira Domingues, Maria Vitória Peres Lemos Bueno, Nayara Michelle de Almeida, Heloisa de Sousa Gomes, Daniela Coêlho de Lima e Leandro Araújo Fernandes.
Segundo Letícia Nascimento, receber este prêmio foi motivo de orgulho para o grupo. “É o maior evento de pesquisa odontológica da América Latina e foi uma grande satisfação para nós participar e receber essa premiação”, destacou.
“A experiência de participar dessa pesquisa e apresentá-la, em especial nesse evento científico de grande relevância em pesquisa Odontológica, agrega muito valor à formação profissional e pessoal. Ademais, a premiação é uma porta de entrada para novas oportunidades no meio acadêmico, trazendo reconhecimento ao nosso grupo de pesquisa e nos incentivando a continuar no desenvolvimento de mais estudos”, completou Letícia Nascimento.
Na oportunidade, a estudante destacou o papel da UNIFAL-MG ao oferecer a infraestrutura necessária para a execução da coleta dos dados da pesquisa, bem como possibilitar o desenvolvimento acadêmico dos alunos de graduação e pós-graduação.
A premiação completa está disponível no site da SBPqO: https://www.sbpqo.org.br/hotsite2023/Premiacao2023.pdf
Confira as fotos do evento.
(Fotos: arquivo pessoal/Letícia Nascimento e Henrique Felizardo)