Escola de Poços de Caldas celebra obra de Eloésio Paulo

Livros do professor da UNIFAL-MG inspiraram trabalhos apresentados por mais de 200 estudantes do município durante o evento “Primavera Poética”

No último dia 29 de setembro, o professor Eloésio Paulo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, participou, a convite da direção de uma escola municipal em Poços de Caldas e do Polígono Sul-Mineiro de Leitura, do evento Primavera Poética, que este ano se baseou na leitura de alguns de seus livros, da qual resultaram várias atividades realizadas por cerca de 220 alunos.

(Foto: Arquivo/Eloésio Paulo)

A escola municipal José Avelino de Melo, onde ocorreu a visita, fica na zona rural, a 8km da cidade. Eloésio Paulo foi recebido pela manhã com uma apresentação da banda de música formada por alunos do ensino fundamental; logo em seguida, fez uma breve palestra sobra a importância da leitura e assistiu a apresentações de trabalhos inspirados por seus livros, sobretudo os três destinados ao público infantil: Parque de impressões (2910), O casamento da bruxa com o Papai Noel e Poemas em olhês e orelhês (ambos de 2019).

Segundo o professor Flávio Henrique Faria, diretor da escola, ela existe desde 1985 e a partir de 2001 começou a funcional no regime de tempo integral. A filosofia do estabelecimento, resume o diretor, “é fundamentada na valorização da diversidade e singularidade de cada membro de nossa comunidade”, buscando “promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e estimulante, onde cada aluno é incentivado a expressar suas ideias, explorar seus interesses e desenvolver suas habilidades únicas”. As atividades desenvolvidas no contraturno incluem, além da prática de vários esportes, teatro, estudos musicais, oficinas de jogos pedagógicos, um grupo de catira e práticas agrícolas.

(Foto: Arquivo/Eloésio Paulo)

O trabalho de apresentação da obra do professor Eloésio Paulo foi coordenado pela vice-diretora, Gabriela Consolini Torres, e pela professora Loredany Villela, que há 32 anos trabalha na escola. Na opinião desta, “durante o ensino fundamental, é imprescindível desenvolver o gosto pela leitura e mostrar a cada estudante que ele é capaz de escrever de maneira criativa, e que pode, através do que escreve, expressar o que sente, suas percepções da vida, das pessoas que o rodeiam, do mundo em que vive”. Além da direção e de Loredany Villela, outros 19 professores estiveram envolvidos na Primavera Poética.

(Foto: Arquivo/Eloésio Paulo)

Segundo Loredany Villela, as abordagens dos livros de Eloésio Paulo foram bastante diversificadas, indo da escrita nos mesmos gêneros empregados nos livros a trabalhos em artes plásticas e artesanato. O escritor, que encontrou a escola mobilizada inteiramente numa exposição desses trabalhos, disse que nunca viu leitores tão motivados: “Foi um dia muito feliz na minha vida, havia desde haicais inspirados nos que escrevi até trabalhos de bordado e bichinhos de biscuit, além de declamações feitas por crianças muito pequenas, que já falam poesia enquanto aprendem a própria fala.”

Conforme o professor, “uma escola assim, onde a gente a princípio pensa que está na Finlândia, nos enche de esperança de que nosso país tem salvação, e desde sempre nós sabemos que a salvação está no desenvolvimento intelectual e afetivo das crianças, que simplesmente não vai existir sem leitura”. Ele destaca a surpresa que foi “ver até a professora de matemática empenhada com entusiasmo num trabalho de literatura, mostrando que na José Avelino a multidisciplinaridade não é só teoria”. Mais um destaque feito pelo professor da UNIFAL-MG: “Meninos de 13 anos fazendo trabalho de bordado e não achando nada de estranho nisso.”

Para Eloésio Paulo, a Primavera Poética “é o tipo de acontecimento que instaura outra estação florida, na qual existe chance para a multiplicação das cores latentes em cada criança, num tempo em que tudo parece existir para ser reduzido à mesmice portátil do celular”. O professor promete, para breve, voltar à escola para rever seus novos amiguinhos.

(Fotos: Arquivo/Eloésio Paulo)