Dia Mundial da Poupança: capacidade de poupar e realidade financeira das famílias brasileiras – Por Fernando Batista Pereira

O Dia Mundial da Poupança é celebrado neste 31 de outubro. A data foi criada em 1924 durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, como forma de conscientizar a população sobre a necessidade de construir reservas financeiras e desenvolver práticas saudáveis de gestão de dinheiro. Para abordar o tema, este episódio do UNIFAL-MG em Podcast traz uma análise do professor Fernando Batista Pereira, pesquisador do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG Varginha, especialista em capacitação e educação financeira; microcrédito e economia popular, entre outros temas.

No podcast, o professor explica o conceito fundamental por trás da poupança: “Poupança é o simples ato de não gastar ou não consumir toda a renda disponível”. O pesquisador esclarece que a poupança representa a parcela de renda reservada para gastos futuros e como a capacidade de poupar desempenha um papel essencial na garantia de estabilidade financeira e na melhoria do padrão de vida futuro.

De acordo com o professor Fernando Pereira, a poupança não se limita a acumular dinheiro, ela abre portas para uma série de benefícios, como a compra de bens mais caros, planejamento familiar, e a capacidade de enfrentar desafios inesperados. O professor também apresenta dicas para aqueles desejam investir.

“Para aqueles que têm capacidade de poupança por um prazo de três anos ou mais, a minha recomendação é que aloque esse recurso em títulos públicos do tesouro, direto na categoria prefixado, que remuneram elevadas taxas de juros. Assim, a trajetória de queda da taxa SELIC que vem ocorrendo nos últimos meses tende a valorizar ainda mais a posse desses títulos”, indica.

O professor também lembra que a capacidade de poupar não é a realidade de muitas famílias brasileiras. “Se a gente verificar os dados do IBGE, da PNAD [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios] contínua do segundo trimestre de 2023, a gente vai ver que a renda média mensal do trabalho é de R$ 2.921. Será que famílias que têm essa renda média, têm condições de poupar?”, avalia, complementando: “Esses apontamentos são importantes para gente não cobrar muito das famílias que não poupam, como se fosse um ato de escolha pessoal”, afirma.

podcast é veiculado pelo Conexão Federal FM, da Rádio Federal FM, mantida pela Fundação de Apoio a Universidade Federal de Alfenas-MG (Facepe) e pode ser ouvida na frequência 101,1 FM e pelo site www.radiofederalfm.com.br.

Confira outros no Jornal da UNIFAL-MG.

Ouça o podcast no Spotify: