Reitor da UNIFAL-MG é agraciado com a Ordem do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; homenagem é concedida a pessoas e instituições que se destacam por serviços e iniciativas de relevância pública

O reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo de 2023, no grau “Mérito Especial”, na cerimônia promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (8/11), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A homenagem é concedida a pessoas e instituições que se destacam por serviços e iniciativas de relevância pública e de promoção da cidadania, bem como por seus méritos excepcionais.

Além do professor Sandro Cerveira, representando a UNIFAL-MG, também foram agraciadas as universidades mineiras UFMG e UEMG, como instituições; além de representantes da UFVJM e da UFSJ, dentre as 175 personalidades e instituições nas áreas de inovação, futuro, inclusão, representatividade, cultura, educação e sociedade homenageadas.

Prof. Sandro Cerveira junto ao deputado Professor Cleiton, responsável pela indicação do reitor da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo/Sandro Cerveira)

“Com muito orgulho, tive a honra e a felicidade de condecorar, com a medalha de Ordem do Mérito Legislativo, concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o professor Sandro, reitor da Universidade Federal de Alfenas”, ressaltou o deputado estadual Professor Cleiton, que foi responsável pela indicação do reitor da UNIFAL-MG.

Em publicação nas redes sociais, o deputado destacou: “Uma honraria mais do que merecida. Professor Sandro é uma grande inspiração para todos nós, exemplo de professor e ser humano, o que reflete na gestão da universidade.”

O parlamentar também falou da representatividade do reitor para a comunidade universitária da UNIFAL-MG em vídeo divulgado em suas redes: “O professor Sandro representa toda a comunidade acadêmica, docente e discente, de uma das universidades que mais crescem no nosso estado e também tudo que ela representa para nosso Sul de Minas numa gestão, que é uma gestão de expansão da universidade, fazendo da universidade um espaço de democracia, de formação humana, mas acima de tudo, uma fábrica de sonhos e de transformação de vida e de inclusão social”, discursou.

Ao comentar a homenagem, o reitor destacou que a honraria vai além de um marco significativo pessoal. “Receber esse reconhecimento é uma grande honra e alegria pelo seu significado pessoal naturalmente, mas sobretudo pelo que ele representa do ponto de vista coletivo e político”, disse.  “Ao agraciar o reitor de uma universidade pública com sua máxima honraria, a Assembleia reconhece toda uma comunidade que diariamente produz ensino, pesquisa e extensão de qualidade para toda a sociedade ao mesmo tempo em que sinaliza a importância da educação na construção e nós rumos do país”, pontuou.

Solenidade de entrega das homenagens. (Foto:  Luiz Santana/ALMG)

Durante a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Tadeu Martins Leite, saudou os homenageados enfatizando que a inovação não significa apenas avanços científicos. “Inovar é também o compromisso com a melhoria constante, o espírito criativo, a maneira como encontramos soluções para os problemas cotidianos, promovemos a inclusão social e respeitamos o meio ambiente”, afirmou. “A medalha é a valorização de seres humanos de ponta que fazem a diferença em nossa sociedade”, disse.

O presidente da ALMG ainda enfatizou a pluralidade e diversidade das indicações, feitas pelos parlamentares. E reforçou que cada um dos agraciados representa uma infinidade de pessoas que trabalham pelo bem comum nos 853 municípios mineiros. “A maior e mais verdadeira riqueza de Minas Gerais é nossa gente”, disse.

Presente na cerimônia, o governador em exercício, professor Mateus Simões, reforçou que cada agraciado tem uma história de vida que merece ser conhecida e é um exemplo a ser seguido. A homenagem, segundo ele, serve não apenas para reconhecer o trabalho prestado, mas também para jogar luz sobre esses exemplos.

Articulação política junto aos deputados estaduais

Na oportunidade da homenagem, o professor Sandro Cerveira aproveitou para conversar com os deputados estaduais a fim de reforçar o pedido para que continuem apoiando as universidades federais e em particular a UNIFAL-MG. Além da articulação com o deputado Professor Cleiton, o reitor esteve também com o deputado Luizinho e com a deputada Beatriz Cerqueira.