Estudantes de Engenharia da UNIFAL-MG participam de palestra realizada por presidente do Instituto de Engenheiros do Brasil/Minas; ação foi organizada por docentes do campus Poços

Os estudantes de Engenharia da UNIFAL-MG contaram com palestra sobre as atribuições e responsabilidades dos engenheiros no exercício da atuação. A exposição aconteceu no dia 18/10 no campus Poços de Caldas e foi ministrada pela engenheira civil Davina Márcia de Souza Braga, que é presidente do Instituto de Engenheiros do Brasil/Minas (IEB-Minas). Participaram da palestra cerca de 50 alunos do campus.

A atividade foi organizada pelos docentes da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas; prof. Clayton Reis de Oliveira, prof. Alexandre Silveira, e profa. Jéssica Ferreira Borges; pelo coordenador do curso de Engenharia Civil, prof. Marcelo Ribeiro Barison; e pelo vice-coordenador do curso, prof. Davidson de Oliveira França Júnior; e contou com a participação de demais docentes da Universidade. Todos atuam no Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG.

Na parte da manhã, a engenheira apresentou aos alunos as áreas de atuação dos engenheiros, diretrizes e legislações estabelecidas pelos Conselhos Federal (Confea) e Regional (Crea) de Engenharia, bem como a Mútua, conhecida por ser uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Confea para auxiliar os profissionais da classe. Segundo ela, o principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais.

“Durante o período da graduação os estudantes desenvolvem as habilidades e competências da carreira a ser seguida, porém, pouco se analisa acerca dos órgãos que regulamentam o exercício da profissão e as responsabilidades envolvidas nas atividades”, afirmou o docente coordenador de ação, prof. Clayton de Oliveira.

Além dessas informações, Davina Braga apresentou aos discentes o documento que define, para efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividade técnica na Engenharia, chamado Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Na ocasião, a engenheira destacou a importância da ART para o profissional e para a sociedade.

No período da tarde, a engenheira se reuniu com coordenadores de cursos, presidentes de Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e demais docentes do curso para discutir a respeito das atribuições profissionais e do cadastro de cursos no Crea. Na oportunidade, os profissionais discorreram sobre os critérios a serem considerados na construção dos conteúdos curriculares dos cursos e as eventuais atualizações nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Engenharia.

Durante os questionamentos levantados na reunião com os docentes, o professor Alexandre Silveira constatou a tamanha responsabilidade da universidade sobre os cursos de Engenharia, no que diz respeito às atribuições profissionais.

A docente Maurielen Guterres Dalcin, do Instituto de Ciência e Tecnologia, destacou a importância do evento para os alunos: “muitos alunos testemunharam que ainda não conheciam muitas áreas de atuações da Engenharia e puderem se informarem melhor sobre suas futuras atuações profissionais”.

“O evento superou as expectativas, em função da importância do tema e da grande quantidade de informações apresentadas para a comunidade acadêmica”, afirmou o coordenador do curso de Engenharia Civil, prof. Marcelo Barison. A professora Denise Gomes Alves, também, considerou produtiva as informações prestadas pela Engenheira Davina e reiterou a necessidade de mais eventos nessa linha.

Confira as fotos do evento.