Curso de extensão proporciona experiência prática em canteiro de obras a futuros engenheiros civis da UNIFAL-MG

Os estudantes do curso de Engenharia Civil da UNIFAL-MG Poços de Caldas tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o universo da construção civil por meio do curso de extensão “Conhecendo o canteiro de obras e as tipologias estruturais”. A iniciativa, liderada pelos professores, Jéssica Ferreira Borges e Davidson de Oliveira França Júnior, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), contou com a parceria da P&C Construtora e Incorporadora, na imersão prática no canteiro de obras do novo prédio do Centro Administrativo de Poços de Caldas.

Engenheiro Mesaque Manoel, responsável técnico da obra do novo prédio do Centro Administrativo de Poços de Caldas, explicou a tipologia estrutural para os estudantes. (Foto: Arquivo/Coordenação do curso de extensão)

Com a colaboração dos professores, Marcelo Ribeiro Barison e Clayton Reis de Oliveira, também do ICT, a atividade aconteceu no sábado (11/11), oportunidade em que os participantes puderam prestigiar uma palestra com o engenheiro Mesaque Manoel, responsável técnico da obra, localizada no Jardim Elizabete, ao lado da Rodoviária Municipal.

Em sua fala, o Mesaque Manoel apresentou o canteiro de obras, abordando o armazenamento de materiais, o gerenciamento de serviços, o planejamento da obra e os cuidados com a segurança no trabalho. “O engenheiro explicou sobre as peculiaridades da tipologia estrutural da obra, sobre os sistemas de instalações elétricas, hidráulicas e de alvenarias, bem como citou os desafios encontrados na etapa de execução das fundações”, conta o professor Davidson França Júnior.

Segundo o coordenador-adjunto do curso de extensão, o ministrante enfatizou como devem ser os projetos da obra, passando pelas etapas, estrutural, elétrica, hidrossanitária (água e esgoto), telefonia, ar-condicionado, prevenção de incêndio, arquitetônica, fundações, orçamento, cronograma, entre outras. “O engenheiro ressaltou a diversidade de áreas que os estudantes podem trabalhar na Engenharia Civil”, ressalta o professor.

Estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os diversos projetos que envolvem uma obra. (Foto: Arquivo/Coordenação do curso de extensão)

Para o docente, o curso de Engenharia Civil abre uma gama de possibilidades para que os acadêmicos recém-formados já ingressem no mercado de trabalho, o que foi um dos aspectos destacados durante a fala de Mesaque Manoel. “É muito importante que os estudantes de Engenharia Civil tenham contato com a vivência prática através de visitas técnicas em obras, uma vez que eles podem visualizar projetos e execução de serviços na prática e, consequentemente, correlacionar com o que explicamos e desenvolvemos no ambiente da Universidade”, comenta.

Participantes da atividade prática na obra do novo prédio do Centro Administrativo de Poços de Caldas. (Foto: Arquivo/Coordenação do curso de extensão)

A possibilidade de observação in loco de uma obra também foi mencionada pela coordenadora do curso de extensão, que ressaltou a importância do aprendizado teórico e prático como essa de construção do novo prédio do Centro Administrativo de Poços de Caldas, para o uso público no município. “Além da identificação e conhecimento das etapas executadas na obra, é necessário que haja uma conscientização da influência do papel do engenheiro civil, uma vez que este planeja e executa a infraestrutura que atenderá a sociedade”, disse a professora Jéssica Borges. Tal como a professora, o atual coordenador do curso de Engenharia Civil, o professor Marcelo Barison, também enfatizou a relevância de vivenciar as práticas de engenharia e de conhecer metodologias que reduzem os prazos de execução de grandes obras.

Promover outras atividades dessa natureza está no planejamento do curso. “O curso de Engenharia Civil pretende levar os discentes do curso para cursos e palestras em obras. Isso sempre ocorrerá com uma certa frequência, pois o intuito é instigar o aspecto de aprendizado teórico e prático ao aluno”, afirmou o coordenador-adjunto da ação extensionista.

Acesse aqui para conhecer mais detalhes sobre o curso de Engenharia Civil da UNIFAL-MG