Universidade inicia mobilizações para comemoração dos 110 anos de instituição, rumo aos 20 anos de UNIFAL-MG

Baile de Gala comemorativo, organizado pela Facepe, já tem data e ingressos disponíveis

Nesta sexta-feira, 15 de dezembro de 2023, começa a contagem regressiva para os 110 anos de fundação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa), que, em 2005, foi transformada em Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Com a chegada da data comemorativa, a Reitoria da Universidade, por meio de pró-reitorias e diretorias, inicia as mobilizações para marcar a data.

Alessandro Antônio Costa Pereira é vice-reitor da UNIFAL-MG. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

A proposta é desenvolver uma série de atividades acadêmicas, culturais, esportivas, sociais e festivas ao longo de 2024, abrindo o caminho para a comemoração de 20 anos da transformação da Instituição em Universidade Federal. As duas primeiras ações estão a cargo da Diretoria de Comunicação Social e da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe). Também, a programação prevê cerimônias de jubileus de cursos, homenagens e eventos culturais e acadêmicos.

“Hoje, aos 110 dias do aniversário de 110 anos de fundação, a Facepe iniciou as vendas dos convites do Baile de Gala, marcado para o dia 6 de abril de 2024, e colocamos no ar o site comemorativo, no qual postaremos todas as atividades previstas, além de galerias de fotos, vídeos, entre outros assuntos e produtos relacionados às comemorações” destacou o professor Alessandro Antônio da Costa Pereira, vice-reitor e presidente da comissão organizadora dos 110 anos.

Segundo o vice-reitor, os anos de 2024 e 2025 serão marcados por comemorações, porém, é tempo de reflexões para o futuro da Instituição. Ele lembra que o período também marca os 15 anos da instalação dos campi Poços de Caldas e Varginha. “Essas são conquistas como Universidade! Motivo de orgulho de ser UNIFAL-MG, por isso, para os 20 anos de transformação em Universidade queremos mostrar as nossas inovações, pioneirismos e nossa contribuição para toda comunidade”, reforçou.

Sandro Cerveira, reitor da UNIFAL-MG (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a comemoração dos 110 anos é extremamente importante para rememorar o que foi construído, para agradecer e valorizar o trabalho desenvolvido por diversas pessoas ao longo dos anos, bem como o pertencimento da comunidade à Instituição. “Alguém disse que os seres humanos são seres de rituais e, de fato, os rituais são importantes para que nós, seres humanos, possamos parar e refletir sobre aquilo que nós estamos fazendo, comemorar e sentir as coisas que estamos construindo enquanto coletividade” refletiu.

O momento, de acordo com o reitor, é a nossa preparação para comemorar os 20 anos da entrada da Instituição na modernidade, com a ascensão à categoria de universidade pública, gratuita e de qualidade. “Essa ascensão foi alcançada por nossa forte contribuição na construção de um país mais autônomo e mais soberano por meio da pesquisa, mais humanizado pelas nossas ações de extensão e, de fato, mais potente com a formação de profissionais alinhados à busca de um país melhor,  mais justo e mais solidário”, finaliza Sandro Cerveira.

Baile dos 110 anos

Os convites para o baile comemorativo já estão disponíveis para aquisição no site “Baile dos 110 anos”. O investimento por pessoa é de R$ 260,00 e pode ser parcelado em até quatro vezes, com juros da operadora. O evento acontecerá no Alfenas Tênis Clube, no dia 06 de abril de 2024, a partir das 21h.

Logotipo comemorativo

A assinatura criada para chancelar as comemorações foi criada pela agência Imedia, de Machado/MG. O logotipo, que também será um selo comemorativo dos Correios, será aplicado nos materiais de comunicação ao longo de 2024. “O ‘selo’ de 110 anos deverá ser utilizado juntamente com o logotipo oficial da UNIFAL-MG para, ao mesmo tempo, marcar o período comemorativo e reforçar a importância da nossa Universidade em todos os contextos”, relata  Ivanei Salgado, diretor de comunicação social da UNIFAL-MG.  Conforme o diretor, outros materiais estão sendo preparados para o período, como websérie sobre a história da Instituição, campanha institucional e publicações especiais organizadas pela Editora da UNIFAL-MG.

Acompanhe a programação em: 110 anos de Instituição, rumo aos 20 de UNIFAL-MG