Projeto desenvolvido na UNIFAL-MG utiliza inteligência artificial para aprimorar atendimento odontológico infantil

No dia 16/12, o portal Sintonize Aqui publicou uma matéria sobre pesquisa desenvolvida na UNIFAL-MG que propõe a criação de um protótipo de Inteligência Artificial (IA), a fim de auxiliar os profissionais da área no diagnóstico das emoções das crianças durante o atendimento odontológico. O projeto faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO), com participação dos docentes Leandro Araújo Fernandes e Daniela Silva Barroso de Oliveira, da Faculdade de Odontologia da Universidade, e da pós-doutoranda Heloisa de Sousa Gomes Rodrigues.

Segundo a Heloísa de Souza Gomes, o desenvolvimento científico das universidades deve estar atrelado à evolução mundial. “Por isso, ter a oportunidade de trabalhar com as emoções humanas, de um lado, e com a Inteligência Artificial, do outro, é algo que me faz refletir sobre a importância de usarmos as evoluções tecnológicas no ensino, na pesquisa e na extensão, e entender como podemos usar isso a nosso favor e não temer que a atividade humana será substituída”, afirmou.

De acordo com a supervisora Daniela Silva Barroso, especificamente na pesquisa, a parceria entre a Universidade e os professores visitantes possibilitou atuar amplamente com a geração de diversos produtos científicos. “É por isso que considero essa parceria entre docentes da UNIFAL-MG e professores que ingressam temporariamente, a princípio, de extrema importância para que possamos estreitar laços de um trabalho sólido, com comprometimento e de ajuda mútua para a produção e desenvolvimento de nossa Universidade”, finalizou.

Para conferir a notícia completa, acesse: https://sintonizeaqui.com.br/sintonize/rascunho-automaticopesquisa-projeto-desenvolvido-na-unifal-mg-usa-ia/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG