Em reportagem da EPTV, docente da UNIFAL-MG explica concentração de metade do PIB de Minas Gerais em cidades sul mineiras

No dia 19/12, o Jornal EPTV – 1ª edição exibiu uma reportagem sobre os dados de 2021, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontaram 21 cidades do sul de Minas concentrarem pelo menos metade do Produto Interno Bruto (PIB) de todo o estado de Minas Gerais. Na oportunidade, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, explicou os números observados.

Segundo o economista, os dados dos quatro principais municípios destacados, que são Extrema, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha, estavam ainda melhores em 2019 e 2020. “Extrema, por exemplo, chegou a ser o oitavo PIB municipal de Minas Gerais, Pouso Alegre era o décimo e Varginha era o décimo oitavo. O que aconteceu em 2021 foi, principalmente, o dinamismo de outros munícipios dependentes da indústria mineradora e também da indústria metalúrgica. É o caso, por exemplo, de Itabira, Ipatinga, Nova Lima que tiveram um desempenho muito expressivo e ultrapassaram os municípios aqui do sul de Minas”, afirmou.

“O que temos de dados de emprego formal agora de 2023 dá para ter uma ideia de que esse dinamismo, principalmente dos quatro municípios aqui do sul de Minas, deve perdurar também esse ano”, completou.

Confira a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12206305/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.