Climatologista da Universidade explica, em reportagem, as altas temperaturas observadas recentemente na região do sul de Minas

O professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, concedeu uma entrevista ao Jornal EPTV – 1ª edição. Na oportunidade, o docente, especialista em Climatologia, explicou o motivo das temperaturas elevadas observadas na região sul-mineira. A matéria foi ao ar dia 15/01.

De acordo com o pesquisador, o ano de 2023 foi considerado até então, o ano mais quente da história em função dos índices térmicos registrados em todo o planeta. “Os índices estão acima da média para um período de 125 mil anos. Isso acontece, pois há agora uma conjuntura que agiu muito em 2023, um ‘El niño’ fora do padrão, contando com as águas do oceano pacífico mais quentes, aquecendo mais os continentes”, afirmou.

“A humanidade continua também irresponsável, contribuindo para o aquecimento global através das emissões dos gases de efeito estufa, da alteração da natureza da superfície, onde havia plantas se nota concreto ou asfalto, e esses materiais aumentam o poder da superfície absorver calor. Ainda é importante mencionar o fator de diminuição das florestas”, completou.

Confira as reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/12267868/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.