Portal de Alfenas repercute pesquisa realizada por docentes da UNIFAL-MG que discute proposta de promoção de sustentabilidade financeira em municípios mineiros

O portal Alfenas Hoje publicou, no dia 04/02, uma matéria com informações da pesquisa elaborada pelos professores Hugo Lucindo Ferreira e Leandro Lima Resende do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG. A pesquisa originou o trabalho intitulado “Fatores explicativos da condição financeira em municípios de Minas Gerais”, desenvolvido no âmbito de uma disciplina do doutorado em Controladoria e Contabilidade, cursada pelos professores da UNIFAL-MG na Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG.

Segundo o docente Hugo Ferreira, a proposta do estudo é identificar indicadores contábeis e orçamentários importantes na avaliação da condição financeira dos pequenos municípios de Minas Gerais. “Em geral, os resultados apontam que esses pequenos municípios apresentam baixa arrecadação tributária própria – em média, menos de 5% da arrecadação total -, pouco endividamento em relação à sua receita corrente líquida (RCL) e, em média, algo em torno de 50% da RCL destinada a gastos com pessoal”, afirmou.

“Os resultados indicam pontos de atenção aos gestores públicos dos pequenos municípios, a fim de manter uma boa condição financeira. Isso pode ser relevante, principalmente, no cenário em que se discute a extinção destas cidades”, completou.

Acesse a matéria completa pelo link: https://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=22245

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.