Docente da UNIFAL-MG esclarece dúvidas sobre as vacinas contra a dengue; reportagem repercute em mídia local

No dia 03/02, o Jornal EPTV – 1ª edição exibiu uma reportagem sobre o combate e prevenção da dengue na região do sul de Minas. Na oportunidade, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou do quadro “Pergunte ao Doutor”, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações a respeito do uso dos imunizantes no combate a dengue na Região.

Segundo o docente, estão disponíveis no Brasil duas vacinas que operam com o vírus atenuado e, por enquanto, ainda não estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), na região do sul de Minas, mas já se encontram no sistema particular. “A diferença principal entres elas é que a Dengvaxia está sendo recomendada para a faixa etária de 9 a 45 anos e a Qdenga de 4 a 60 anos, mas no Brasil será usada imediatamente de 10 a 14 anos. A Dengvaxia são necessárias três doses com intervalo de seis meses, e a Qdenga são duas doses no intervalo de três meses”, afirmou.

“A vacina é o grande instrumento estratégico para conter e acabar com epidemias, mas o problema é que não temos, hoje, a disponibilidade de doses pra isso, essa questão das vacinas atualmente aprovadas, são de duas à três doses, e isso faz com que caia a adesão à vacinação e dificulte a logística. Assim, é importante mencionar que o controle e combate ao vetor – àquele que transmite o vírus que é o Aedes aegypti – é fundamental, pois, atualmente, só com a vacina não será possível controlar epidemias”, completou.

Confira a participação completa do docente no quadro pelo link: https://globoplay.globo.com/v/12323755/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.