Centro de Informações sobre Medicamentos da UNIFAL-MG passa a integrar Programa Nacional de Vigilância em Saúde do SUS em 2024

Por meio do CIM, comunidade acadêmica e externa poderão ter acesso às informações de qualidade sobre medicamentos e saúde

O Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) da UNIFAL-MG fará parte do Programa Nacional de Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024. A ação é uma parceria com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (Dex/UnB), o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Essa parceria iniciou em fevereiro deste ano e terá duração de 12 meses.

Atuando desde 2015 na função de ordenar, avaliar, recuperar e difundir a informação produzida sobre medicamentos e decisão terapêutica, o CIM/UNIFAL-MG pretende garantir à comunidade acadêmica e externa informações de qualidade sobre medicamentos e saúde.

Luciene Alves Moreira Marques é docente no curso de Farmácia, chefe da Farmácia Universitária e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal)

“Espera-se, neste projeto, promover o uso racional de medicamentos (URM) por meio de informação técnico-científica objetiva, atualizada, devidamente processada e avaliada, assim como criar um serviço permanente de informação sobre medicamentos”, afirmou a Profa. Luciene Alves Moreira Marques, que é docente no curso de Farmácia, chefe da Farmácia Universitária e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da UNIFAL-MG.

Intensificar a divulgação e ação do projeto nas unidades de saúde no município de Alfenas e aos profissionais da área da saúde, bem como a elaboração de artigos científicos relatando as experiências e avanços do centro, também são objetivos do CIM/UNIFAL-MG.

As atividades do CIM são em sua maioria desenvolvidas em home-office. Cada integrante produz o material com recursos próprios. Conforme explicado pelo grupo, semanalmente, são discutidas novas estratégias e atividades a ser realizadas pelo CIM, por meio de reuniões virtuais ou presenciais.

Segundo a docente, a integração do CIM no Programa Nacional de Vigilância em Saúde é de extrema importância tanto para a comunidade acadêmica como externa. “Em tempos de fake news e notícias postadas sem qualquer critério, o CIM se torna primordial por ser um meio de divulgação confiável”, afirmou.

Na oportunidade, a docente explicou que a diversidade dos novos conhecimentos sobre medicamentos gera um volume de mais de dois milhões de publicações biomédicas anuais, resultando em uma vasta literatura médica e farmacêutica. “Diante de inúmeras informações, deparamos com um problema complexo de comunicação da informação recente sobre medicamentos e seu uso pelos profissionais de saúde”.

“Para atender a essa necessidade surgem os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) com a função de ordenar, avaliar, recuperar e difundir a informação que é produzida sobre medicamentos e decisão terapêutica”, declarou a Profa. Luciene Marques.

Segundo ela, o público-alvo do CIM/UNIFAL-MG são profissionais de saúde do município de Alfenas-MG, acadêmicos dos cursos de saúde da Universidade (participantes do projeto e atingidos pelos cursos e palestras promovidos); cuidadores de pacientes e usuários de medicamentos, ouvintes da rádio UNIFAL-MG e farmacêuticos inscritos no Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG). Atualmente, o CIM possui nove acadêmicos de graduação, um de pós-graduação (mestrado) e um professor colaborador.

Os participantes do CIM especificaram atividades desenvolvidas pelo grupo durante todo o ano. “São promovidos cursos de capacitação técnica ou palestras para os profissionais de saúde que são veiculadas por meio do Facebook ou Instagram do projeto. Além disso, temos a elaboração semanal de informação ativa – um post no Instagram e um vídeo a cada 15 dias postado no canal do Youtube do projeto, são publicadas, também, no site do do Conselho Regional de Farmácia notas técnicas que abordam temas sobre medicamentos. E, por meio da parceria com o projeto “A Voz da Ciência”, são elaborados áudios sobre informações importantes a respeito de medicamentos que são veiculadas na rádio da UNIFAL -MG no quadro CIM-INFORMA”, contam.

Saiba mais sobre o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM/UNIFAL-MG): https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/comum/paginas/mostraAcoes.php?acao_id=&agenda=agenda&dia=9&mes=5&ano=2018&curso=&prestacaoservico=&evento=&programa=&projeto=&proposta=2115