Com abordagem lúdica e inclusiva, o grupo PET Ciência da UNIFAL-MG Poços de Caldas promove divulgação científica e aproxima a Universidade da população local

Atividades dos projetos de extensão “PET Incentiva” e “PET Incentiva – Inclusão” apresentam oportunidades do ensino superior a estudantes da rede pública de ensino

O grupo PET Ciência da UNIFAL-MG tem se destacado no desenvolvimento de projetos junto à comunidade de Poços de Caldas, os quais buscam aproximar a ciência e a Universidade da população. Com uma abordagem lúdica e inclusiva, que vai desde palestras e workshops até atividades práticas e visitas guiadas, os projetos de extensão “PET Incentiva” e “PET Incentiva – Inclusão” marcam presença em instituições da cidade, levando conhecimento e apresentando oportunidades.

Visita PET Ciência à Escola Estadual Professor Arlindo Pereira. (Foto: Arquivo/PET Ciência)

Neste mês de abril, os acadêmicos do PET Ciência estiveram na Escola Estadual Professor Arlindo Pereira para falar sobre a importância da universidade pública, suas diversas áreas de atuação e as diferentes formas de ingresso.

“A visita promovida pelo projeto PET Incentiva no dia 18 de abril foi uma excelente oportunidade para os estudantes ampliarem seus horizontes e compreenderem melhor as possibilidades que o ensino superior pode oferecer”, conta a professora Adriana Imperador, do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG e tutora do grupo.

Milena Zauli, acadêmica do 8º período do curso de Engenharia Química e integrante do PET Ciência, conta que a visita possibilitou o compartilhamento de informações relevantes sobre as oportunidades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior.

Milena Zauli – acadêmica do 8º período do curso de Engenharia Química e integrante do grupo PET Ciência. (Foto: Arquivo Pessoal)

Conforme ela, a atividade mostrou aos estudantes da escola o que podem encontrar em seu futuro acadêmico. “A visita foi muito importante para esclarecer diversas dúvidas dos estudantes sobre os cursos da UNIFAL-MG e sobre o processo de inscrição do Enem”, pontua. “Esperamos que muitos dos presentes sejam nossos próximos estudantes de graduação”, acrescenta.

Pelo projeto PET Incentiva – Inclusão, o grupo iniciou também as atividades junto a estudantes de Educação de Jovens e Adultos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade. A ideia é realizar encontros mensais para promover a inclusão social por meio da ciência e aproximar a Universidade da comunidade.

O primeiro encontro aconteceu na segunda-feira, 22 de abril, quando o PET Ciência se reuniu para realizar uma série de experimentos que exploravam princípios de física e química. “Nosso objetivo não era apenas executar os experimentos, mas também explicar seus fundamentos de maneira acessível e acolhedora, incentivando a participação de todos”, explica a acadêmica Jennifer Alves da Silva Moreira, do 6º período do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

A ação é desenvolvida em uma sala com 16 estudantes jovens e adultos com variedade de níveis intelectuais. “Este projeto nos permite, além de divulgar a ciência, compreender e perceber as diferentes necessidades de abordagem, trazendo novas experiências e aprendizados aos discentes da UNIFAL-MG”, destaca a professora Adriana Imperador.

Atividade de experimento realizada pelo projeto PET Incentiva – Inclusão junto a alunos da APAE. (Foto: Arquivo/PET Ciência)

Para envolver os estudantes da APAE, o primeiro experimento realizado pelos acadêmicos mostrou um fluido não-newtoniano, que desafia as leis tradicionais da viscosidade. “Ao aplicar forças rápidas, como bater nele, o fluido se comporta como um sólido, resistindo ao movimento. No entanto, quando aplicamos forças lentas, como mexer com a mão, ele se torna líquido, permitindo que o movimento ocorra”, revela a acadêmica Jennifer Alves.

Os discentes da Universidade apresentaram também a vela mágica, que ensina sobre como a temperatura influencia na pressão. “Ao cobrir a vela com o copo, o ar dentro dele esquenta e se expande, empurrando o ar mais frio para fora. Quando a chama se apaga, o ar esfria e sua pressão cai, ficando menor que a pressão atmosférica. Isso faz com que a água entre no copo”, detalha a discente.

Outro experimento pensado para chamar a atenção dos participantes foi a demonstração do balão que enche sozinho, para explorar os conceitos de pressão e volume. “Ao misturar bicarbonato de sódio com vinagre dentro de um balão, ocorre uma reação que produz dióxido de carbono, fazendo com que o balão se infle sem a necessidade de soprar ar”, comenta a integrante do grupo.

Jennifer Alves – acadêmica do 6º período do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e integrante do PET Ciência. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Esses experimentos não apenas cativaram nossa curiosidade, mas também nos permitiram explorar e compreender os fenômenos científicos de forma prática e interativa”, afirma.

Ao comentar a importância dessas iniciativas do grupo PET Ciência, a tutora enfatiza que não apenas evidenciam o compromisso com a disseminação do conhecimento científico, mas também com a promoção da inclusão e o estímulo à formação acadêmica, demonstrando o potencial transformador da universidade pública na vida de diversas comunidades.

“Por meio de palestras, workshops, atividades práticas e visitas guiadas, o PET Incentiva busca não apenas informar, mas também inspirar indivíduos de todas as idades a se interessarem pelo conhecimento científico e considerarem o ensino superior como uma possibilidade real”, ressalta.

Os projetos PET Incentiva e PET Incentiva – Inclusão atendem ao objetivo “Redução das desigualdades” dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tais objetivos representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

O grupo PET Ciência
Da esquerda para direita: a petiana Bruna de Souza, a professora Adriana Imperador, a petiana Jennifer Alves e a petiana Isabella Azarias. (Foto: Arquivo/PET Ciência)

O Programa de Educação Tutorial (PET) visa  fomentar o aprendizado dos discentes participantes para além da sala de aula, além de proporcionar uma formação mais abrangente e conectada com as demandas da sociedade. A proposta do PET Incentiva e do PET Incentiva – Inclusão é possibilitar que os integrantes do grupo PET Ciência possam ter uma experiência de divulgar a ciência de forma democrática e inclusiva para um público específico, contribuindo para uma formação humana e interdisciplinar.

Sob a tutoria da professora Adriana Imperador, atualmente, integram o grupo PET Ciência, os acadêmicos dos cursos oferecidos pela UNIFAL-MG no campus Poços de Caldas: Isabela Almeida, Matheus Mistura, Isabella Azarias, João Melo, Jennifer Alves, Julia Souza, Maria Laura Nagae, Laura Viana, Luiz Marinello, Sabrine Vital, Vinicius Bocamino, Bruna de Souza, Isabelle Ferreira, Larissa Abreu, Ruan Fernandez, Milena Zauli.

Para mais informações, acesse as redes sociais do grupo: InstagramYouTube.