Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG participa de eventos em Santa Cruz de la Sierra na Bolívia

O diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG, Prof. Claudio Umpierre Carlan, representou a Universidade em atividades sobre relações internacionais e interinstitucionais envolvendo o Brasil e Bolívia. As atividades aconteceram de 18 a 21 de abril, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

No dia 18, o diretor ministrou uma palestra para os alunos de Relações Internacionais da Universidade Tecnológica de Santa Cruz de la Sierra, sobre “Relaciones Internacionales Bolívia y Brasil: um visión histórica“. Após a palestra, ocorreu uma reunião com o reitor da Universidade Tecnológica, prof. Rubén Darío Dabdoub Azogue, e o diretor de relações internacionais, prof. Miguel Francisco Jiménez, para a realização de um futuro acordo de cooperação técnica entre as duas universidades.

Segundo Carlan, é fundamental essa troca de experiências entre as duas universidades sul americanas. “O Brasil é visto como um irmão mais velho, sempre pronto para assumir a liderança, auxiliar no que for possível. Outro ponto principal, apresentar aos discentes bolivianos, a UNIFAL-MG, sua estrutura, cursos, possibilidade de troca de experiências e estudos no Brasil”, afirma.

No segundo evento, o 1º Congresso Binacional de Numismática Bolívia e Brasil, também em Santa Cruz de la Sierra, o prof. Carlan foi homenageado como Sócio Honorário da Sociedade Boliviana de Numismática, durante apresentação da sua palestra de abertura: “Las monedas de Valentiniano I y sus representaciones“.

Na oportunidade, o docente destaca as diferentes oportunidades de estudo disponíveis no Brasil. “O Brasil possui o mais importante acervo numismático da América Latina, no Rio de Janeiro, Museu Histórico Nacional – não confundir com museu nacional, da UFRJ, que pegou fogo – , este importante acervo histórico e arqueológico brasileiro ainda é pouco estudado”, salienta o docente.

Acesse a página da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) para ter mais informações sobre os programas internacionais e interinstitucionais oferecidos pela Universidade: https://www.unifal-mg.edu.br/dri/

Confira, abaixo, as fotos do evento. (Foto: arquivo/Prof. Carlan)