Universidade direciona a política de internacionalização junto às Embaixadas da Irlanda e da Espanha; contato foi feito durante conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional

A UNIFAL-MG marcou presença na conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional, a FAUBAI, que aconteceu entre os dias  20 e 24 de abril em São Paulo. Representando a Instituição, esteve presente o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, o professor Cláudio Umpierre Carlan. Na oportunidade, o professor Carlan participou de reuniões com as Embaixadas da Irlanda e da Espanha.

FAUBAI Associação Brasileira de Educação Internacional reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. (Foto: Arquivo/Cláudio Carlan)

Como no ano passado, quando a conferência aconteceu em Belo Horizonte, mais uma vez o evento contou com a participação dos reitores das universidades e representantes da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pelo segundo ano seguido, o reitor da UNIFAL-MG, o professor Sandro Amadeu Cerveira, em passagem para Brasília, também participou do evento, no dia dedicado aos reitores – President Day.

Além do evento da FAUBAI, o professor Carlan se reuniu com as Embaixadas da Irlanda e da Espanha para uma reunião que auxiliou o direcionamento da política de internacionalização da UNIFAL-MG. “Irlanda tem um déficit de profissionais bem acentuado nas áreas de saúde, licenciaturas e engenharias, o governo irlandês quer zerar esse déficit até 2023. Enquanto o governo espanhol sugeriu novas regras para a Bolsa Marie Curie, inclusive se comprometeu em assegurar a UNIFAL-MG nesse tema”, compartilhou.

Durante a conferência também foi realizada a reunião presencial do Conselho de Gestores em Relações Internacionais das Instituições Federais (CGRIFES). “As reuniões presenciais ocorrem duas vezes ao ano, uma delas na FAUBAI”, diz o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, informando que as demais reuniões do grupo são mensais e acontecem on-line.

Registros feitos com os representantes das Embaixadas da Irlanda e Espanha, e com gestores da área de internacionalização de outras instituições. (Foto: Arquivo/Cláudio Carlan)

A FAUBAI reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. Sua atuação está em promover a integração e a capacitação dos gestores, seminários, workshops, reuniões regionais, nacionais e internacionais e a conferência anual. Além disso, a associação também trabalha na divulgação das potencialidades e da diversidade das instituições de ensino superior brasileiras, no país e no exterior, junto a IES, agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais. Saiba mais aqui.