Eventos virtuais promovidos no Mês da Inovação destacam a importância da proteção de direitos autorais e patentes para impulsionar a cultura de inovação e empreendedorismo

A Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) da UNIFAL-MG e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) promoveram uma série de eventos virtuais no âmbito do “Mês da Inovação”. Com foco na propriedade intelectual, as atividades foram realizadas entre os dias 12 e 30 de abril e proporcionaram uma ampla discussão sobre a importância da proteção de direitos autorais, patentes e marcas registradas.

“O mês dedicado à propriedade intelectual não apenas celebrou a inovação, mas também reforçou sua importância em todos os setores”, comentou a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da I9. “Nossa programação em abril visou despertar nos participantes o interesse pela inovação e fornecer orientações práticas para promovê-la”, acrescentou.

A maior parte dos eventos aconteceu de forma on-line com encontros realizados por meio da plataforma Google Meet, o que permitiu participação de um público diversificado, incluindo membros da comunidade acadêmica e o público em geral.

Captura de tela durante o evento virtual com a participação do professor Flavio Gonzaga do curso de Ciência da Computação. (Imagem: Reprodução/Agência de Inovação e Empreendedorismo)

No dia 12/04, os participantes prestigiaram a palestra com Flavio Gonzaga, professor  do curso de Ciência da Computação da Universidade. O pesquisador compartilhou sua jornada de transformar pesquisas acadêmicas em empreendimentos inovadores, conhecidos como spin-offs. Abordando o tema “Engenheiros Empreendedores: Transformando Pesquisa em Produtos Mercadológicos”, o docente falou de casos de sucesso e lições aprendidas ao longo do caminho, ilustrando como a perseverança, a resiliência e a capacidade de adaptação são fundamentais para superar os obstáculos típicos enfrentados por aqueles que buscam transformar ideias inovadoras em empreendimentos viáveis.

Leonardo Contreras Pereira, bacharel em Direito e bolsista junto à Agência de Inovação e Empreendedorismo, conduziu as atividades nos demais dias programados. O bolsista abordou as temáticas: “A Proteção de Softwares e a Lei de Direitos Autorais” debatido no dia 16/04; “Protegendo sua criatividade: uma introdução aos direitos autorais e patentes” no dia 23/04; “Desmistificando a propriedade intelectual” no dia 24/04, e “Marcas Registradas: Construindo e Protegendo o Valor da sua Marca” no dia 30/04.

De acordo com o palestrante, a palestra sobre as marcas registradas destacou as principais informações que todo pesquisador precisa saber para começar a inovar. “Um dos aspectos centrais da palestra foi a identificação e compreensão das necessidades do mercado e das lacunas existentes, incentivando os pesquisadores a direcionarem seus esforços para áreas onde há potencial para impacto significativo e demanda por soluções inovadoras”, disse. “Além disso, foram discutidas estratégias para a análise de tendências, o monitoramento da concorrência e a avaliação da viabilidade comercial de ideias inovadoras”, acrescentou.

Para conhecer outras atividades da Agência de Inovação e Empreendedorismo, acesse aqui.

(Imagem de destaque: Captura de tela durante o evento virtual com a participação de Leonardo Pereira, bacharel em Direito e bolsista da Agência de Inovação e Empreendedorismo – Reprodução/Agência de Inovação e Empreendedorismo)