Heloisa de Sousa Gomes Rodrigues, pesquisadora da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, foi contemplada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) com uma bolsa pós-doutoral para o desenvolvimento do projeto “Desenvolvimento de uma machine learning dentro da Inteligência Artificial para o gerenciamento do comportamento infantil durante o tratamento odontológico”. A pesquisa visa aprimorar o diagnóstico da condição emocional de crianças em consultórios odontológicos.
Supervisionado pela Profa. Daniela Coelho de Lima, o estudo pretende desenvolver uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial para identificar e gerenciar o medo, a ansiedade e o estresse em crianças durante os atendimentos odontológicos. O projeto, iniciado em outubro de 2023, está sendo realizado em parceria com o Prof. Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, diretor do Centro de Inteligência Artificial, mercados e análises (Cia) da UNIFAL-MG, campus Varginha.
Prevista para durar três anos, a pesquisa terá sua coleta de dados realizada na Clínica de Odontopediatria da UNIFAL-MG, campus Sede, com o desenvolvimento do protótipo de Inteligência Artificial a ser conduzido no campus de Varginha. A pesquisadora Daniela de Lima destacou a importância do financiamento para a continuidade e o sucesso do projeto. Segundo ela, as oportunidades que a UNIFAL-MG oferece contribuem no desenvolvimento de pesquisas que beneficiam a sociedade e a comunidade acadêmica.
“Consideramos válido reforçar a importância de estarmos sempre atuantes no desenvolvimento de pesquisas que possam atrelar ao ensino e à extensão da Universidade para que estes pilares se fortaleçam cada vez mais na formação dos discentes, docentes bem como o desenvolvimento técnico e científico da Universidade pública”, complementa.
Além da Profa. Heloisa Gomes e da Profa. Daniela de Lima, o projeto conta com a colaboração do Prof. Leandro Araújo Fernandes e da Profa. Daniela Silva Barroso de Oliveira; ambos da Faculdade de Odontologia da Universidade; e faz parte do desenvolvimento da dissertação das mestrandas Maria Eugênia Domingueti Rabelo Ribeiro e Lara Evangelista Orlandi, da Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, bem como do projeto de Iniciação Científica do acadêmico César Augusto Moreira Domingues.
Para saber mais do projeto “Desenvolvimento de uma machine learning dentro da Inteligência Artificial para o gerenciamento do comportamento infantil durante o tratamento odontológico”, acesse a matéria aqui.