Grupos de pesquisa de ciências humanas da UNIFAL-MG e da Universidade do Estado do Amazonas estabelecem parcerias

O professor e pesquisador do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Ronaldo Auad Moreira, iniciou parcerias entre o Grupo de Estudos sobre Semiótica Peirceana e o Grupo de Pesquisa Formatio, ambos da UNIFAL-MG, com o Grupo de Pesquisa Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade (GP SDISCON), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A oportunidade surgiu durante o 2º Encontro Internacional SDISCON: Estudos Semióticos, Gêneros Discursivos e Ensino na Contemporaneidade, ocorrido em Manaus de 04 a 07/06.

O Prof. Ronaldo proferiu a palestra “Jogos com o sonoro, o visual, o verbal”, em que aborda sua pesquisa dedicada ao desenvolvimento de processos de criação que envolvem linguagens sonoras, visuais e verbais, bem como a mistura entre essas linguagens. Após a palestra, ele respondeu a questões feitas pelos professores mediadores Socorro Viana de Almeida, Adriane de Felippe Rodrigues e Victor Leandro, bem como as do público presente.

O convite para a participação do Prof. Ronaldo no encontro partiu das professoras Socorro Viana de Almeida e Neiva Maria Machado Soares, líderes do Grupo de Pesquisa SDISCON, que vem reunindo pesquisadores que já atuam em áreas multissemióticas- transdisciplinares, e profissionais que têm suas linhas de pesquisa como objeto de interesse, para discutir e difundir temáticas que adensem as linhas de pesquisa do GP e as respectivas subáreas, notadamente, no que se referem aos novos gêneros discursivos, incluindo os digitais, os estudos semióticos, o ensino e as questões diversas da contemporaneidade.