UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Alfenas | Poços de Caldas | Varginha
Sul de Minas Gerais

Seminário “10 anos das ocupações secundaristas: memórias e legados”

O projeto de extensão Grupo de Estudos da Juventude da UNIFAL-MG realizará, nos dias 11 e 12/11, o evento “Seminário 10 anos das ocupações secundaristas: memórias e legados”. O evento contará com a participação do coordenador do projeto, Prof. Luís Antonio Groppo (do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL da UNIFAL-MG); Profa. Lívia Furtado Borges (docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP); Ana Júlia Ribeiro (deputada estadual no Paraná); Isabela Silveira (egressa do mestrado em Educação da UNIFAL-MG); Profa. Jerliane Veiga (docente em Varginha); e Karoline Ferreira (egressa do mestrado em Educação da UNIFAL-MG).

As atividades ocorrerão por meio de duas mesas-redondas. A primeira, intitulada “10 anos das ocupações secundaristas”, apresentará um panorama dos movimentos e destacará os estados onde as ocupações foram mais impactantes: São Paulo e Paraná. A segunda, “As ocupações estudantis no Sul de Minas Gerais”, rememorará o movimento nesta região, discutirá a importância do feminismo secundarista e a aliança entre secundaristas e universitários. O objetivo é compartilhar, com as novas gerações, as memórias das juventudes rebeldes da década de 2010 e valorizar os legados de seus protestos.

Público-alvo: movimentos estudantis e movimentos sociais em geral; docentes e discentes com interesse no tema
Inscrições: pelo CAEX
Modalidade: semipresencial
Local: Auditório Dr. João Leão de Faria e transmissão pelo canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube

Informações adicionais

De acordo com o Prof. Groppo:

O seminário ’10 anos das Ocupações Secundaristas: Memórias e Legados’ comemora a década que se passou desde a primeira ocupação deste ciclo de protestos estudantis, em Diadema/SP, em 9 de novembro de 2015.”

Confira abaixo a programação completa do evento!

Data

11 nov 2025

Tempo

19:00

Localização

Auditório Dr. João Leão de Faria, Sede da UNIFAL-MG