Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de professores(as) supervisores(as) das áreas de Alfabetização, Ciências Sociais, Geografia, História, Matemática, Pedagogia e Química, para atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
Vagas
Serão disponibilizadas bolsas para professores(as) de escolas públicas indicadas e habilitadas pelas Secretarias de Educação estadual e municipal, distribuídas com base em convênio previamente firmado com as escolas parceiras.
As vagas estão distribuídas por subprojetos, conforme quadro abaixo.
Requisitos
Para participar, o(a) professor(a) supervisor(a) deverá atender aos seguintes requisitos:
- Ser aprovado(a) no processo seletivo do PIBID realizado pela IES;
- Possuir diploma de licenciatura na área do conhecimento correspondente ao subprojeto;
- Comprovar experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério da Educação Básica;
- Ser docente da escola parceira que sediará o subprojeto, atuando em sala de aula na área, modalidade ou etapa correspondente ao curso que compõe o subprojeto;
- Possuir disponibilidade mínima de 10 (dez) horas semanais para dedicação às atividades do PIBID.
Nos subprojetos interdisciplinares, a formação em licenciatura do(a) supervisor(a) deverá ser em uma das áreas que compõem o subprojeto.
Nos subprojetos das áreas de Alfabetização e Pedagogia, além dos critérios gerais, o(a) candidato(a) deverá atender aos requisitos específicos descritos nos itens 4.2 ou 4.3 do edital.
Os(as) docentes que não atuarem nas escolas de Educação Básica indicadas pelas Secretarias Estadual ou Municipal de Educação não serão convocados(as), ainda que classificados(as) dentro do número de vagas ou no cadastro de reserva.
Bolsa
Os(As) professores(as) da Educação Básica selecionados(as) e aprovados(as) na condição de supervisor(a) receberão bolsa mensal no valor de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais), concedida pela CAPES, paga diretamente ao(à) beneficiário(a) no mês subsequente ao de referência das atividades realizadas.
A vigência das bolsas encerra-se em 30 de setembro de 2026, podendo ser prorrogada a critério da CAPES ou conforme o art. 19 da Portaria CAPES nº 90/2024.
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônic23o, disponível em: https://unif.al/uc0tn.
Prazo: dia 25 de fevereiro de 2026.
No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá anexar:
- Todas as informações solicitadas no formulário;
- Comprovante de cadastro do currículo na Plataforma Freire (Plataforma de Educação Básica CAPES): https://freire.capes.gov.br/portal/;
- Diploma de licenciatura;
- Declaração de tempo de serviço, comprovando, no mínimo, 2 (dois) anos de docência.
No caso específico do subprojeto de Pedagogia, deverá ser anexado, juntamente com o comprovante de tempo de serviço, documento que comprove atuação como regente de sala de aula em uma das etapas indicadas no item 4.3 do edital.
Mais informações
Acesse o Edital nº 02/2026 disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no link: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/20661-2/.
Dúvidas
Dúvidas relacionadas ao edital poderão ser esclarecidas junto à Seção de Programas da Prograd, pelo e-mail: programas.prograd@unifal-mg.edu.br ou pelo telefone: (35) 3701-9152
