1ª Jornada Nacional de Pesquisa e Extensão em Cronicidade (JONAPEC)

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG, em parceria com a UFMG, UFJF, UFSJ, UFTM, EERP-USP e Associação Brasileira de Enfermagem – Sessão Minas Gerais, realizará no mês de novembro a 1ª Jornada Nacional de Pesquisa e Extensão em Cronicidade, o 2º Fórum Mineiro dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e o 3º Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem. O evento contará com conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos ministradas por diversos convidados e convidadas.

As atividades acontecerão nos dias 08, 09 e 10/11, com transmissão pela página oficial da UNIFAL-MG no Youtube. Com o objetivo de compartilhar e divulgar os conhecimentos relacionados a cronicidade e a pós-graduação, além de fortalecer as parcerias entre as universidades e instituições.

Público-alvo: discentes de graduação e de pós-graduação no âmbito nacional; docentes e pesquisadores das temáticas pós-graduação e cronicidade.
Inscrições: até 08/11 pelo CAEX
Submissões de trabalhos: inscrições até 30/09, pelo CAEX
Modalidade: on-line
Duração: 08, 09 e 10/11
Transmissão: Youtube da UNIFAL-MG

Informações adicionais:

A comissão organizadora do evento com Camila Maria Silva Paraizo Horvath (secretária da Comissão de Logística do Evento e doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP), Mônica La Salette da Costa Godinho (Presidente da Comissão de Logística e docente da UNIFAL-MG), Silvana Maria Coelho Leite Fava (Comissão Geral do Evento e docente da UNIFAL-MG), dentre outros(as).

Sobre a submissão de trabalhos

Os(As) interessados(as) em apresentar seus trabalhos no evento devem submeter suas propostas até 30/09/2021, pelo CAEX. Acesse aqui, e confira as orientações.

Programação do evento:

Data: 08/11/2021
Horário: 8 horas
Cerimônia de abertura do evento

Horário: 9 – 11 horas
Conferência de abertura: Cronicidade e as redes de atenção: evidências da indissociabilidade das dimensões acadêmicas
Conferencista: Prof. Dr. Emerson Elias Merhy (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Horário: 14 – 16 horas
Mesa-redonda: Evidências na translação do conhecimento na cronicidade
Profa. Dra. Andrea Marques (Portugal)
Profa. Dra. Denise Maria Silva Guerreiro (Universidade Federal de Santa Catarina)
Prof. Dr. Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos (Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia)
Prof. Dr. Sérgio Márcio Pacheco Paschoal (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

Horário: 16 horas

Data: 09/11/2021
Horário: 9 – 10 horas
Conferência: Impacto social na avaliação dos programas de pós-graduação em Enfermagem
Conferencista: Prof. Dr. Francisco Carlos Felix Lana (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais)

Horário: 10 – 12 horas
Mesa-redonda: Impacto social na perspectiva dos Programas de pós-graduação mineiras
Profa. Dra. Namie Okino Sawada – Programa de Pós-graduação em Enfermagem– UNIFAL-MG
Profa. Dra. Kênia Lara Silva – Programa de Pós-graduação em Enfermagem – UFMG
Profa. Dra. Eliete Albano de Azevedo Guimarães – Programa de Pós-graduação em Enfermagem –UFSJ
Prof. Dr. Fábio Carbogim – Programa de Pós-graduação em Enfermagem – UFJF
Profa. Dra. Maria Helena Barbosa – Programa de Pós-graduação em Enfermagem – UFTM

Horário: 14 – 16 horas
Mesa-redonda: Redes de atenção na perspectiva da cronicidade: relatos de experiências
Expositores:
Prof. Dra. Vera Lúcia da Conceição Gouveia (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/ USP) (Estomas, feridas crônicas e incontinência urinária e anal)
Prof. Dra. Yeda Aparecida Duarte (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/ USP) (Doenças crônicas no envelhecimento)
Prof. Dra. Sônia Maria Soares (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais) (Diabetes mellitus na criança, adolescente e adulto – Tipo 1 e 2)
Prof. Dra. Maristela Schaufelberger Spanghero (Universidade Nove de Julho – UNINOVE).

Horário: 16 – 18 horas

Data: 10/11/2021
Horário: 9 – 11 horas

Horário: 14 horas
Conferência: Cuidado orientado por evidências no contexto das Doenças crônicas não transmissíveis.
Conferencista: Profa. Dra. Vilanice Alves de Araujo Puschel (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/ USP)

Horário: 15 horas
Conferência: Desafios e possibilidades na indissociabilidade das dimensões acadêmicas
Conferencista: Profa. Dra. Ozerina Victor de Oliveira (Universidade Federal do Mato Grosso)