1º Simpósio Acadêmico Interatléticas da UNIFAL-MG

As atléticas dos cursos de saúde da UNIFAL-MG realizarão, entre os dias 24 e 27 de agosto, o 1º Simpósio Acadêmico Interatléticas da UNIFAL-MG. O evento contará com palestras que abordarão a atuação dos profissionais das áreas de fisioterapia, medicina, biomedicina, odontologia, biotecnologia, farmácia, enfermagem e nutrição no combate à COVID-19, bem como temas relacionados a vacinação, medicamentos e cuidados paliativos.

As atividades acontecerão por meio de encontros on-line, transmitidos pelo canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube. Com objetivo de informar, ensinar, compartilhar experiências e agregar conhecimento aos participantes acerca da pandemia da COVID-19.

Público-alvo: comunidade em geral
Inscrições: pelo CAEX
Modalidade: on-line
Duração: 24, 25, 26 e 27/08 (acesse aqui, a programação completa do evento)
Transmissão: canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube
Horário: a partir das 19h

Informações adicionais:

A realização do evento conta com o envolvimento das atléticas: Associação Atlética Acadêmica de Fisioterapia da UNIFAL-MG (A.A.A.Fi.U), Associação Atlética de Biotecnologia da UNIFAL-MG (A.A.B.U), Associação Atlética Acadêmica de Nutrição da UNIFAL-MG (A.A.A.N.U), Associação Atlética Acadêmica da Medicina Federal Alfenas (A.A.A.M.F.A), Associação Atlética Acadêmica Leão de Faria (A.A.A.L.F), Associação Atlética Acadêmica de Farmácia UNIFAL-MG (A.A.A.F.U), Associação Atlética Acadêmica Enfermagem Federal Alfenas (A.A.A.ENFAL) e Associação Atlética Acadêmica Biomedicina Federal de Alfenas (A.A.A.B.M.F.A). E a coordenação da Profa. Ana Cláudia Mesquita Garcia (Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG).

De acordo com Ana Cláudia, “em todo o mundo, a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, tem acarretado impactos significativos, principalmente, na área da saúde, repercutindo de maneira importante nas esferas sociais, econômicas, políticas e culturais. Na área da saúde, com o surgimento de novos estudos, a melhor compreensão do fenômeno e o desenvolvimento de pesquisas nas diversas áreas de atuação, novas tecnologias estão sendo criadas para auxiliar no enfrentamento da COVID-19 e promover melhorias na saúde e na qualidade de vida da população”. Frente ao exposto, ela explica que “no âmbito das universidades, torna-se necessário a realização de eventos científicos que abordem o assunto, com objetivo de desenvolver um canal de comunicação entre especialistas, estudantes e leigos e promover acesso à informação de qualidade no combate à COVID-19”.

Para finalizar, a professora informa que durante a transmissão do evento ocorrerão sorteios de kits (compostos por camisetas, bermudas, copos com a logomarca das atléticas organizadoras do evento) fornecidos pelas atléticas supracitadas. “Vale ressaltar que a realização destes sorteios tem como finalidade a retenção do público participante do evento”, salientou Ana Cláudia.

Confira abaixo, relatos (enviados pela Profa. Ana Cláudia) de alguns alunos(as) envolvidos na organização do evento:

Sophia Nery Marini (discente do 3° período de Fisioterapia) e Bianca Nery Ferreira Santos (discente do 5° período de fisioterapia):

“Organizar um evento científico/ acadêmico é sempre uma responsabilidade muito grande. Mesmo não sendo o primeiro evento que organizamos em nome da Associação Acadêmica Atlética de Fisioterapia UNIFAL-MG (AAAFiU), este tem uma sobrecarga muito maior devido ao tema escolhido: COVID-19. Uma questão muito atual, de grande importância e que ainda precisa e deve ser muito estudada. A experiência de estarmos envolvidas com projetos acadêmicos nos traz, além do conhecimento sobre o assunto, a oportunidade de organizar um simpósio de forma interdisciplinar, reconhecendo a importância de outras áreas da saúde que também estão conectadas com o tema, além da fisioterapia. Isso também nos proporciona oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, uma vez que precisamos ter uma visão holística acerca do assunto abordado e da composição do evento. A expectativa é de que, por meio dos aprendizados deste simpósio, tenhamos maior segurança para discutir sobre o tema e que possamos agregar no conhecimento de outros discentes, docentes ou até mesmo de leigos”

Samuel Damasceno Cipriano (discente do 5º período de Enfermagem):

“Estar presente na organização deste evento é uma grande oportunidade para adquirir experiências, que possam ser utilizadas posteriormente na graduação e também reforça o quanto temos que ser responsáveis por aquilo que estamos fazendo para que seja proveitoso. Estou bem animado com o evento, pois trata de assuntos de extrema importância. A oportunidade de levar um pouquinho mais de conhecimento para os acadêmicos e a comunidade em geral é muito gratificante, pois entende-se que, atualmente, neste contexto pandêmico todos nós precisamos estar sempre informados sobre situações e fatos que estão ocorrendo ao nosso redor e que assim possamos nos aprofundar em assuntos que nem sempre estão presentes no nosso cotidiano favorecendo sempre a informação correta, baseada em artigos científicos, contribuindo ainda mais para o saber do próximo”.

Letícia Maria Cotta (discente do 3 período de Odontologia):

“Como organizadora e aluna da graduação da UNIFAL, espero que o Simpósio traga muita informação, conhecimento e trocas de experiências baseadas em pesquisa e ciência para que nos tornamos profissionais cada vez mais qualificados e humanos para atender a singularidade de cada paciente, tendo a certeza de que cada profissão, área e atuação tem papel fundamental para a prevenção, diagnóstico e tratamento contra o COVID-19. Dessa maneira, espero que cada integrante consiga participar, interagir e aprender um pouco mais sobre a importância da sua atuação como também a dos colegas profissionais. E que, além de toda dificuldade e vidas perdidas até o momento, ainda tenhamos força e capacidade para enfrentar desafios tão grandes como esse e levar conhecimento e qualidade de vida para as pessoas”.

Data

24 ago 2021
Expired!

Mais Informações

Leia Mais
Categoria