Comemoração dos 10 anos do curso de Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura)

Nos dias 24/10 e 04/11, serão realizadas, na sede da UNIFAL-MG, atividades em comemoração aos 10 anos do curso de Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura). Com vários convidados, o evento tem o objetivo de celebrar os 10 anos do curso, rememorando seus desafios de implementação e conquistas no período de consolidação.

Sobre a programação do evento

No dia 24/10, às 19h, no auditório Dr. João Leão de Faria, será realizada uma conferência sobre “Os Desafios da Ciência no Brasil hoje e as Ciências Sociais” com o Prof. Jorge Alexandre B. Neves (UFMG) como palestrante.

Já no dia 04/11, na sala R-101, a programação contará com duas mesas-redondas:

• Mesa-redonda 1: Trajetórias Formativas, Desafios e Perspectivas para o Cientista Social, ocorrerá às 17h, e contará com a participação de estudantes egressos e egressas;
  • Mesa-redonda 2: Formação, Profissionalização e Atuação do Cientista Social no Mercado de Trabalho, ocorrerá às 19h, e contará com o professor Marcelo Rodrigues da Conceição (UNIFAL-MG) e a professora Maria Cristina Silva, diretora do Sindicato dos Sociólogos de Minas Gerais, como palestrantes.

O curso da UNIFAL-MG

O curso Ciências Sociais, Bacharelado e Licenciatura foi implementado em 2009, pela UNIFAL-MG, como parte das ações de adesão da Instituição ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Desde sua criação, há 10 anos, o curso vem desempenhando um importante papel na formação de cientistas sociais, bacharéis e licenciados, muitos dos quais já se encontram inseridos no mercado de trabalho, atuando tanto como docentes da educação básica em Alfenas e região quanto como pesquisadores em órgãos públicos de pesquisa ou empresas privadas de consultoria.

Vale destacar que a qualidade da graduação em Ciências Sociais nesse período tem permitido aos egressos a continuidade dos estudos e pesquisas acadêmicas nos diversos programas de pós-graduação de Universidades Públicas importantes, tais como a UFMG, UNICAMP, UNIFESP, UNESP, USP, UFSJ, UFJF, dentre outras, o que demonstra a qualidade da formação dos egressos em Ciências Sociais da UNIFAL-MG. Ou seja, não apenas o acesso e as possibilidades de concorrência com outras Instituições de Ensino Superior demonstram a excelência de formação, realizada pelo curso, mas as avaliações institucionais do Governo Federal, como as notas recentemente obtidas no ENADE nos últimos anos atestam sua qualidade formativa.

Por tudo isso e pelas atividades cotidianamente desenvolvidas pelas Ciências Sociais da UNIFAL-MG junto à comunidade de Alfenas e região é que se deve celebrar não somente a consolidação do curso nestes 10 anos de história, mas sua qualidade e excelência na formação de pesquisadores e professores que atuam no mercado de trabalho, elevando o nome da UNIFAL-MG em toda a região.

04 nov 2019
Expired!