Curso de extensão: Desenvolvendo Mindfulness em 8 semanas

A partir do dia 22/10, a Escola de  Enfermagem oferece o curso de extensão “Desenvolvendo mindfulness em 8 semanas”. As inscrições estão abertas no CAEX. O curso tem duração de 8 semanas e foca no desenvolvimento de mindfulness (atenção/consciência plena) seguindo um programa de práticas simples que, segundo a organização, ao serem integradas no cotidiano, podem ajudar a romper ciclos de ansiedade, estresse, desânimo e cansaço que tão frequentemente assolam a sociedade atual.

Conforme informado na proposta do curso, mindfulness (atenção/consciência plena), de acordo com  Jon Kabat-Zinn, significa prestar atenção de uma forma específica: com propósito, no momento presente e sem julgamentos, ou ainda, trata-se da consciência que surge quando prestamos atenção, com propósito, no momento presente e sem julgamentos. Jon Kabat-Zinn foi o responsável por sistematizar a prática da atenção plena em um curso de 8 de semanas e introduzi-la de forma não religiosa no contexto da saúde, nos Estados Unidos, em 1979.

De acordo com a ministrante, Profa. Ana Cláudia Mesquita Garcia, a “[…] prática da Atenção Plena desenvolve maior habilidade de processar informações, melhora o sistema imunológico e o humor, reduz a ansiedade e o estresse, aumenta o controle sobre as emoções diminuindo a reatividade, melhora a qualidade do sono, aumenta a criatividade, a concentração e o poder de decisão, proporcionando uma melhor qualidade de vida e o desenvolvimento da empatia entre outros benefícios. Os conhecimentos disponibilizados neste curso podem contribuir para a melhora da qualidade de vida e da saúde mental de seus participantes”.

A professora Ana Cláudia Mesquita Garcia é instrutora de mindfulness pela Mindfulness Trainings International e integra a Associação Brasileira de Mindfulness (ABRAMIND).  O curso é gratuito e oferece  20 vagas. Serão 8 encontros semanais, com duração de média de 2 horas cada encontro.

Data

22 out 2020
Expired!

Tempo

19:00

Etiquetas

Evento
Categoria