Prodoc: “Relações Pedagógicas Professor – Aluno: processos de interação no ensino remoto emergencial”
O Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (Prodoc) abre inscrições para a formação “Relações Pedagógicas Professor – Aluno: processos de interação no ensino remoto emergencial”. As atividades ocorrerão nos dias 29 e 30/09, das 14h às 16h, pelo canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube.
O curso é desenvolvido pelo Departamento de Apoio Pedagógico – DAP/Prograd e pela Assessoria Pedagógica do campus de Poços de Caldas e, de acordo com a organização, busca a construção dos saberes da docência relacionados a este desafio imposto ao processo de ensino e aprendizagem universitário, ou seja, sobre as lógicas da relação pedagógica entre professores e estudantes, que fomentem e promovam processos interativos e potencialmente favoráveis, tanto ao planejamento do ensino pelos professores, quanto aos estudos e aprendizagem dos estudantes.
As inscrições poderão ser realizadas pelos docentes e técnicos administrativos no endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/prodoc/logon.php
Programação:
29/09/2020
14h – Painel de Abertura do PRODOC
Apresentadora: Luciana Maria Oliveira Ribeiro – Coordenadora do DAP
Apresentador: José Francisco Lopes Xarão – Pró-Reitor de Graduação
Painel 1:
Mediação: pedagoga Amanda Xavier – UNIFAL-MG
O objetivo deste painel é promover uma discussão sobre a preparação do estudante para assumir o protagonismo no processo de aprendizagem.
“Abra sua câmera!”: porque esse comportamento é tão difícil para os estudantes?
Apresentadora: pedagoga Michelle Toti – UNIFAL-MG – Currículo Lattes
Cultura de passividade e seu impacto no ensino remoto emergencial: a mediação pedagógica para fomentar o protagonismo do estudante no processo de estudos e aprendizagem
Apresentadora: professora Vera Menezes – UFMG – Currículo Lattes
30/09/2020
14h: Painel 2
Mediação: pedagoga Amanda Xavier – UNIFAL-MG
O objetivo deste painel é promover a discussão sobre o valor pedagógico da interação professor e aluno, e os impactos da ausência de feedback no processo de ensino e aprendizagem.
A interatividade professor – aluno: mediação que estimula o engajamento e o feedback dos estudantes no ensino remoto
Apresentador: professor Mario Cesaretti – Unifesp – Currículo Lattes
Fomentar a participação e estimular a motivação dos estudantes no ensino remoto
Apresentador: professor José Aloyseo Bzuneck – UEL – Currículo Lattes
Painel de Fechamento do PRODOC
Apresentador: Luciana Maria Oliveira Ribeiro – Coordenadora do DAP
Apresentador: José Francisco Lopes Xarão – Pró-Reitor de Graduação