Aprendendo matemática com scratch e games

A coordenação do “Seminários em Matemática“ realizará na quarta-feira, 10/05, a palestra “Aprendendo matemática com scratch e games”. O evento será ministrado pelo servidor Geraldo José Rodrigues Liska.

A atividade acontecerá a partir das 18h, no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA), sala D-413, na sede da UNIFAL-MG, em Alfenas, com o objetivo de ampliar as práticas pedagógicas e incentivar pesquisas mais avançadas que reflitam sobre as possibilidades do uso de jogos digitais e a produção de materiais e recursos didáticos que auxiliem no processo de aprendizagem.

Público-alvo: discentes, docentes e membros da comunidade externa
Inscrições: pelo CAEX

Informações adicionais

De acordo com o coordenador do projeto, Prof. Marcelo Moreira da Silva, a palestra da próxima quarta-feira abordará “a utilização de ferramentas para a criação, pelos próprios alunos, de pequenos jogos para ser trabalhados na resolução de problemas com números naturais envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão e o uso de estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos”, recorrendo ao referencial teórico composto por diversos estudos.

Por fim, o docente explica que o referencial contará com os “estudos de Benvindo (2019) e Borges (2013), com experiências sobre uso de tecnologias e gamificação; e Vygotsky (1999), sobre a importância de um espaço colaborativo para a aprendizagem; e os pressupostos de Gee (2003, 2004, 2005 e 2014), sobre gamificação e design de games. Apoiamo-nos também nas considerações de Andrade et al. (2013) ao defender o visível interesse crescente dos alunos em criar jogos mais complexos tanto em programação como em conteúdo matemático com a ferramenta Scratch. Segundo a BNCC (BRASIL, 2017), esse conhecimento em conjunto pode proporcionar o estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de raciocinar e estabelecer relações lógicas e de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, como mostram as as habilidades EF04MA03 e EF05MA08 dos anos iniciais do Ensino Fundamental”.

10 maio 2023
Expired!